"Agridoce" de Roopa Farroki

Sinopse:
Do Bangladesh a Londres, dos anos 50 aos dias de hoje, três gerações de uma família são ensombradas pelos segredos de um passado que teima em não ficar para trás.
Shona Karim está apaixonada. Ela tem apenas 10 anos mas sabe de imediato que encontrou o homem dos seus sonhos quando vê Parvez pela primeira vez. Shona é uma romântica inveterada, tal como o pai, cuja generosidade o tornou no alvo da pior das traições.
Anos mais tarde, mentindo a si próprios e às suas famílias, Shona e Parvez fogem para começar uma nova vida. Mas a herança de Shona é feita de duplicidades e de enganos cúmplices. À medida que o tempo passa, também ela teme que os seus piores segredos sejam expostos.
Poderá o amor ser suficientemente forte para emendar os erros do passado?

A minha opinião:
Quando terminei a leitura deste livro uma frase surgiu na minha mente: "a verdade vos libertará", e apesar do tema do livro nada ter a haver com esta citação bíblica famosa, não podia ser mais bem aplicado.
É uma história escrita de uma forma magnífica e suavemente somos transportados entre a sociedade londrina e o modo de vida do Bangladesh. Conhecemos as três gerações de uma família que surgiu de uma mentira e que sem perceber bem como, pois fazem-no de uma forma consciente mas simultaneamente inconsciente, traçam o seu próprio destino com base no emaranhado de mentiras, enganos e omissões, e caminham inequivocamente rumo à infelicidade. Shona Karim, apercebe-se a tempo desse grande problema familiar que condiciona há tanto tempo a sua vida e a dos seus familiares mais chegados (ascendentes e descendentes) e é fascinante ver a maneira como habilmente a autora nos consegue transmitir o desenrolar de um novelo cujos fios se encontram emaranhados desde o ínicio.
Fascinante, sem dúvida, é a palavra que melhor descreve este livro.
Gostei imenso!

(Muito obrigada fbeatriz pela oportunidade!)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)