"Um Ano à Beira-Mar" de Joan Anderson

Confesso que não sou grande adepta de livros de auto-ajuda, mas este captou o meu olhar. A capa é lindíssima e o mar, como sempre, apelou aos meus sentidos e aguçou a minha curiosidade. Quis o destino que me caísse no colo e não foi difícil começar a sua leitura. Ando numa fase calma, serena, e muito provavelmente este livro contribuiu para este meu estado de alma.
O mar tem um papel fulcral neste relato. Aliás, toda a natureza tem um papel importantíssimo. É mais que sabido que através dela conseguimos renascer, que nos conseguimos reconstruir e foi isso que a autora conseguiu no seu ano à beira-mar.
Num relato simples e ligeiramente intimista, Joan Anderson conta-nos de uma forma resumida a sua situação: uma mulher de 50 anos que passou a vida a satisfazer a vontade dos outros, colocando sempre os filhos, o marido, a família em primeiro lugar e negligenciando-se a si própria. Tendo chegado a um ponto de viragem, decide isolar-se de tudo e todos durante um ano, dedicando esse tempo a reencontrar-se, a redescobrir-se, a refazer a sua vida.
Embora não me identifique minimamente com a autora nem com a sua situação, compreendo as suas questões e aprecio as suas decisões e escolhas. Admiro a sua coragem e a força de vontade que a ajudou a dar uma reviravolta à sua vida. Por vezes, mais do que necessário, é impreterível mudarmos. 
Como diria Fernando Pessoa:

«Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos
mesmos lugares ...

É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos...»

E Joan Anderson conseguiu-o.
É sem dúvida um livro belíssimo, cheio de verdades que nos fazem pensar e que nos ajuda a ter um maior discernimento sobre a nossa vida.
Muito bom!

Para mais informações sobre este livro podem consultar aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)