"A Bofetada" de Christos Tsilokas

Alguém comentou e eu concordo: de vez em quando lá nos aparece um livro que nos recorda porque é que gostamos tanto de ler.

Este é sem dúvida um livro estrondoso, barulhento, mesmo. Daqueles onde não há meios termos, ou se adora ou se detesta. É também daqueles livros que necessitam algum tempo para os digerir. A sua leitura encaminha-nos para reflexão e muitas vezes damos por nós a pôr em questão o que até aqui dávamos como certo.

Em “A Bofetada” encontramos o retrato perfeito de uma sociedade, em que os seus membros são esmiuçados, tanto enquanto membros dessa sociedade multicultural australiana, como enquanto simples pessoas, com as suas fraquezas, os seus medos, as suas ambições, os seus sonhos. É aí, a meu ver, que descobrimos a verdadeira gema, a pérola que se esconde dentro desta história.

Como obviamente já devem ter lido na sinopse, tudo começa por causa de uma bofetada que é dada a uma criança. O drama que daí advém, os conflitos, as discussões é algo que quase roça o absurdo. As diferenças entre amigos que até aí haviam passado despercebidas, revelam-se abismais como sempre o foram. As revelações entre maridos e mulheres, as considerações entre familiares e amigos, tudo preto no branco, são assombrosas. Talvez por isso possa também de ser apelidado de um livro perigoso. É que aos poucos, conforme vamos conhecendo intimamente cada uma daquelas pessoas, também nós vamos reconsiderando as nossas convicções iniciais e colocamos em questão coisas que anteriormente a esta leitura nem sequer tínhamos reparado que estava lá.

É um livro poderoso, um relato fantástico, uma análise profunda à vida nos nossos tempos, que nos faz reflectir sobre os reais valores que deveríamos tomar em conta, enquanto membros de uma sociedade.

Sem dúvida, uma leitura a não perder!


Para mais informações sobre o livro pode consultar aqui, no blog "A Bofetada" ou o site da D. Quixote.

2 comentários:

Bombocaa on 1/9/11 disse...

tb quero mt ler este livro, só o título desperta uma curiosidade doida...qto mais a sinopse e opiniões :)

Carla on 24/7/12 disse...

Olá Fernanda
Comprei este livro e depois coloquei na estante pois existem outros mais à frente para ler. Mas depois de ler a tua opinião vou levar de férias.
Boas Leituras;)

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)