"As Luzes nas Casas dos Outros" de Chiara Gamberale


“As Luzes nas Casas dos Outros” é, tal como o próprio título, um romance peculiar.
Mandorla é uma criança especial, com várias famílias, ao invés de uma, que cresce à medida que vai vivendo do 1º ao 5º andar de um prédio numa rua em Itália.
A questão aqui apresenta-se logo na sinopse, pelo que não há o perigo de vos estar a revelar demasiado sobre a história. Mandorla é filha de Maria, que morreu num súbito acidente de viação. Não se conhece no entanto quem é o seu pai, mas após a revelação através de uma carta deixada por Maria, fica-se a saber que este deverá ser um dos habitantes do prédio situado na Rua Grotta Perfetta. Numa das originais reuniões de condomínio, os habitantes do prédio, decidem assumir a responsabilidade conjunta sobre Mandorla, evitando deste forma um eventual desmoronamento de uma das famílias do prédio.

É interessante acompanhar o crescimento de Mandorla, as suas ternas considerações sobre a vida e sobre o mundo. Mas é também muito interessante verificar como cada família interage com esta criança que todos consideram como sua e a bagagem que ela trás consigo, incluindo a incógnita do futuro.

Por entre as palavras estranho e peculiar, surgem outras palavras, como fenomenal, enternecedor, cativante e original. Não me admiraria nada se alguém pegasse nesta história tão original e a transformasse num filme, muito ao jeito de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulin”
Muito bom!

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar a página do livro no site da Porto Editora.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)