“O Fotógrafo da Madeira” de António Breda Carvalho

Sinopse:
Madeira, 1ª metade do séc. XIX, o patriarca de uma família produtora de vinho da Madeira vê-se obrigado, face ao contexto político, a enviar o seu herdeiro para Paris. Passados cerca de vinte anos, Afonso Ayres Drumond regressa à ilha na qualidade de cônsul francês e com o intuito de gerir o negócio dos pais falecidos.

Depara-se, então, com uma realidade muito diferente da de uma França marcadamente liberal, cosmopolita e industrializada. Afonso encetará uma série de diligências de desenvolvimento da região no sentido de estreitar as relações entre a Madeira e a França, estimular o crescimento económico e melhorar as condições sociais da população. Esta missão custará um rol infinito de inimigos.

A par do enredo surge a história de amor entre Afonso e Laura, a filha do feitor que, apesar de pertencer a uma classe inferior à de Afonso, recebeu uma educação muito liberal.

Um romance é feito de ficção e de História.

Sobre o autor:
António Breda Carvalho, 1960. Licenciado em Estudos Portugueses, pela Universidade de Coimbra, mestre pela Universidade de Aveiro. Professor, estreou-se na literatura com o livro de contos In Vino Veritas (1989).  Distinguido com vários prémios, nomeadamente  Prémio João Gaspar Simões/2010 para este novo romance.

1 comentários:

Francisco B T on 10/1/13 disse...

Estou com dois terços do livro lido e devo confessar que apesar da história ter ritmo e estar bem contada, está a mesma carregada de disparates e meditações particularmente disparatadas.
Primeira crítica é que pura a simplesmente faz do povo madeirense uma cambada de atrasados mentais, conservadores, pouco letrados e ociosos. Trata-se obviamente de um erro pior que grosseiro, insultuoso.
A ideia de classes sociais não estava presente em 1840.
Onde toca, produz o efeito de midas, o que ainda mais torna pouco credível.
A ideia é boa, mas se deixasse a ideologia política em casa, podia aconselhar o livro. Assim, quando o terminar, irá para a estante, sem mais notícia.

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)