"Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey" de Condessa de Carnarvon


Mais do que a história de um castelo ou de uma família, esta é acima de tudo a história de Almina, uma jovem que aos 19 anos se torna na Condessa de Carnarvon, ao desposar o quinto Conde de Carnarvon.
O começo da sua vida de adulta tem lugar no fabuloso Castelo de Highclere, cujo esplendor viria a ser redobrado durante a época em que Almina o administrou.
Almina era, apesar de filha ilegítima, herdeira de uma das maiores fortunas do país, e foi graças ao apoio monetário do seu pai, Alfred de Rothschild, que pode levar a cabo todas as obras de melhoramento no castelo, assim como as sumptuosas festas que lá tiveram lugar.
Mas para além de todo o esbanjamento, Almina era também uma alma generosa, e o seu espírito indomável conseguiu levar a cabo uma das mais complicadas grandiosas obras de apoio aos feridos da Primeira Guerra Mundial, transformando o Castelo de Highclere num dos melhores e mais modernos hospitais do país.

Este livro mostra um fantástico trabalho de pesquisa, levado a cabo pela atual Condessa de Carnarvon, Lady Fiona, que recorreu a diários e cartas, livros de presença e de despesa, assim como fotografias, algumas que decidiu incluir no livro e que para o leitor se revelam autênticas jóias.

É um livro extraordinário que mistura biografia e história, aprofundando de certa forma toda uma época e a maneira de estar e de viver da sociedade.
Downton Abbey é uma das séries que vou começar a seguir. ;)

Espreite a página do livro no site da Editorial Presença. Aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)