"Quando fores Mãe, Vais Ver" de Ana Saragoça (Opinião)


Depois da leitura que terminei ontem, tinha obviamente de ler algo mais leve e principalmente que me fizesse rir. A escolha não podia ter sido mais perfeita! O livro “Quando fores Mãe, Vais Ver” é absolutamente hilariante. Mesmo de nos levar às lágrimas!

Conheço a Ana Saragoça há já alguns anos, tendo-nos cruzado nestas coisas dos livros, nomeadamente nos fantásticos eventos do Bookcrossing e também por causa de um projeto em que participamos as duas, juntamente com mais uns quantos maluquinhos dos livros. :D Pelo convívio que tive com a Ana Isabel (!!) posso dizer-vos que este livro é a cara dela, escarrapachada, sem tirar nem por! Por vezes até parecia que ela estava ali, por cima da minha cabeça, a falar. Cruzes, credo!! lol

Agora a sério, “Quando fores Mãe, Vais Ver” é uma viagem fabulosa sobre o mundo da linguagem maternal, partilhada sem dúvida por todas as mães do mundo com as suas nuances, e um denominador comum, a influência das próprias progenitoras. Frases como “Se os teus amigos se atirarem a um poço, também te atiras?” ou “Eu mando-te para um colégio interno!” são claramente reutilizadas em cada nova geração de mães. (Sim, confesso, já utilizei estas duas frases com o pré-adolescente que tenho lá em casa. E sim, também as ouvi da minha progenitora… que tristeza, não é? Deveria saber melhor! lol) 
Mas Ana Saragoça ainda vai mais longe, reservando um capítulo para as Alentejanices típicas das mães alentejanas, mais especificamente das da família dela. Descobri frases mirabolantes como "Temos a burra nas couves" que talvez possa ser traduzida como "Não tarda temos o caldo entornado", ou "Se lhe metessem uma palhinha no cú, voava!" (sinónimo para quem está louco de alegria). Demais, não é? lol

Enfim, este é sem dúvida nenhuma, um livro fabuloso que vocês não podem perder! E claro, uma ótima prenda para as vossas mães, irmãs, tias, primas e amigas, que convosco partilham a arte de (des)educar a criançada!

Para mais informações espreitem aqui ou visitem a página do livro no site da Planeta » aqui.
Ainda têm até ao dia 12 para participar no passatempo que está a decorrer aqui no blog!


P.S. Só uma pergunta Ana Saragoça, “Já te penteaste?” lolololol
Muitos parabéns, é uma obra fantástica!!!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)