Ler... em tempos de crise

Nestes últimos tempos em que a palavra do dia é "austeridade" e a crise parece querer instalar-se no imaginário de terror de cada um dos nossos subconscientes, há que combater a corrente e contrariar o sentimento. Como? Dando a volta à questão.

Neste caso falo especificamente do incrível vício de leitura que partilho com tantos de vós. É impensável deixar de ler, certo? Então, como ler sem gastar um tostão?
É sem dúvida uma questão importante, principalmente para os “viciados” como nós. Mas aposto que, tal como eu, cada um de vós terá já arranjado forma de ultrapassar este problema.

Quero então partilhar convosco algumas das minhas sugestões, e convido-vos a partilhar as vossas, nos comentários ou por email, que depois terei todo o gosto em acrescentar neste post. ;)

Vamos dar soluções em vez de nos limitarmos a constatar problemas!

Bibliotecas Públicas
A Rede Nacional de Bibliotecas Públicas integra actualmente 193 bibliotecas abertas ao público, encontrando-se outras 68 em diferentes fases de projecto ou em instalação.
Procure aqui uma biblioteca perto de si.

Bookcrossing
Uma comunidade de leitores onde encontramos um enorme espírito de partilha e comunhão. Um sítio fantástico que recomendo a quem gosta de ler e quer crescer como leitor.

Sites de trocas de livros
Apesar de não conhecer já tenho ouvido falar muito bem destes dois:



Nos fóruns de alguns sites relacionados com livros e leitores há sempre uma ou outra rubrica de troca e venda de livros (por exemplo, no fórum do Segredo dos Livros)

Blogs de venda de livros em segunda mão
Basta procurar no Google “livros em segunda mão

Passatempos em blogs e sites, que normalmente até são levados a cabo em parceria com as próprias editoras.
Por exemplo aqui no blog As Leituras da Fernanda há de vez em quando um ou outro passatempo a decorrer. De qualquer das formas também basta procurar no google em "passatempos de livros" ou tornar-se seguidor desses sites dedicados a publicitar todos os passatempos online, como o Tralhas Grátis.

Feiras de livros usados
Por vezes encontramos boas pechinchas e também grandes preciosidades. Sempre que há uma perto de mim não perco a oportunidade!

Ou então, ter um grupo fantástico de amigas, também elas viciadas em livros e com elas trocar e emprestar! :) Já olharam bem para o meu sidebar?


Fico a aguardar as vossas sugestões e ideias para aqui acrescentar. :)
E como sempre, boas leituras!

Editado para acrescentar mais algumas sugestões deixadas nos comentários ou enviadas por email:

Sugestões da Sara
- aproveitar as promoções dos supermercados, por exemplo, no modelo costumava haver o dia do livro com bons preços
- comprar se possivel livros no original
- comprar livros de bolso, se bem que as vezes a diferença não é muito compensadora
- aproveitar as feiras do livro e por exemplo em feiras como a ladra encontram-se boas oportunidades de sites de usados recomendo o dèjà lu (e é por boa causa), bibliofeira, alfarrabices e no miau.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)