Opinião: "Filho da Mãe" de Hugo Gonçalves

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "HUGO GONCALVES «Quando a minha mãe FILHO morreu, não anulou apenas o futuro que teríamos juntos, DA MAE eliminou também o meu acesso a tudo o que que ela tinha sido até então.» Hugo Gonçalves in FILHO DA MÃE Penguin COMPANHIA Random House DASLETRAS ETRAS Grupo ditorial"

"Filho da Mãe" é um romance autobiográfico em que o autor aborda a perda da sua mãe aos 8 anos. Numa narrativa ora literária, ora poética, Hugo Gonçalves atinge, a meu ver, os seus objetivos: ficar a conhecer um pouco melhor a sua mãe e simultaneamente tentar perceber no passado a explicação para o seu percurso de vida.

É uma leitura interessante do ponto de vista psicológico, mas acima de tudo é uma leitura lindíssima. Não é fácil escrever com alma, e Hugo Gonçalves fê-lo com a simplicidade de quem pega numa caneta e expõe o seu íntimo. Não há subterfúgios, nem equívocos. O que lemos é o que está no seu coração.

Julgo que foi precisa alguma coragem para o autor se expor assim, colocando-se à mercê de quem o lê, pois acredito que, acima de tudo, ele escreveu o livro para si próprio, como que uma auto análise. A delicadeza com que partilha os seus mais íntimos pensamentos e sentimentos, leva-me a crer que de alguma forma ele acreditou conseguir ajudar outros que sofram da mesma mágoa - perder um progenitor cedo demais.

E o resultado foi este livro. Um maravilhoso conto sobre um filho que perde uma mãe, sem nunca deixar de ser seu filho. Lindíssimo.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)