Opinião: "As Duas Vidas de Sofia Stern" de Ronaldo Wrobel

No clube de leitura a que pertenço (Livros às Quatro), começámos recentemente a introduzir um livro para leitura conjunta. Como tudo neste maravilhoso grupo que se reúne uma vez por mês, a participação é facultativa, mas este já é o segundo e está a ter uma boa aceitação.

O livro escolhido democraticamente foi "As Duas Vidas de Sofia Stern". Ok, posso ter influenciado um pouco a escolha. Lol Mas dos livros propostos este era o que mais interesse me despertava, visto abordar uma época que me agrada como pano de fundo da história, a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente início do poder de Hitler, na Alemanha, mesmo antes de tudo rebentar.

A história é narrada por um brasileiro, com o nome do autor - Ronaldo W. - e supostamente aborda a vida da sua avó Sofia. Mas nem a história é verdadeira, nem nenhuma das suas avós se chamavam Sofia, tinham diários ou vieram da Alemanha. A verdade é que desta forma, ele quase consegue imprimir à história um tom de realidade e o leitor embarca nesta aventura com outra visão.

A história de Sofia Stern e da sua amiga Klara Hansen é uma história verdadeiramente fascinante. As voltas e reviravoltas no enredo mantém-nos suspensos, presos à narrativa mesmo até ao final, que é surpreendente. Gostei imenso desta leitura e que ficar a saber um pouco mais sobre uma época tão conturbada da história da Europa. A história está muitíssimo bem contada, saltitando entre o presente e o passado, e entre personagens, todas elas contribuindo de uma forma importante para a mesma.
É um livro que recomendo e que apesar do tom brasileiro, me agradou sobejamente.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)