Opinião: "As Duas Vidas de Sofia Stern" de Ronaldo Wrobel

No clube de leitura a que pertenço (Livros às Quatro), começámos recentemente a introduzir um livro para leitura conjunta. Como tudo neste maravilhoso grupo que se reúne uma vez por mês, a participação é facultativa, mas este já é o segundo e está a ter uma boa aceitação.

O livro escolhido democraticamente foi "As Duas Vidas de Sofia Stern". Ok, posso ter influenciado um pouco a escolha. Lol Mas dos livros propostos este era o que mais interesse me despertava, visto abordar uma época que me agrada como pano de fundo da história, a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente início do poder de Hitler, na Alemanha, mesmo antes de tudo rebentar.

A história é narrada por um brasileiro, com o nome do autor - Ronaldo W. - e supostamente aborda a vida da sua avó Sofia. Mas nem a história é verdadeira, nem nenhuma das suas avós se chamavam Sofia, tinham diários ou vieram da Alemanha. A verdade é que desta forma, ele quase consegue imprimir à história um tom de realidade e o leitor embarca nesta aventura com outra visão.

A história de Sofia Stern e da sua amiga Klara Hansen é uma história verdadeiramente fascinante. As voltas e reviravoltas no enredo mantém-nos suspensos, presos à narrativa mesmo até ao final, que é surpreendente. Gostei imenso desta leitura e que ficar a saber um pouco mais sobre uma época tão conturbada da história da Europa. A história está muitíssimo bem contada, saltitando entre o presente e o passado, e entre personagens, todas elas contribuindo de uma forma importante para a mesma.
É um livro que recomendo e que apesar do tom brasileiro, me agradou sobejamente.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)