Opinião: "As Mensageiras da Esperança" de Jojo Moyes

Como habitualmente, começo o ano com a opinião do último livro que li no ano anterior. E este terminei-o mesmo a 31 de dezembro! Tratou-se do último livro de Jojo Moyes, com o título As Mensageiras da Esperança (The Giver of Stars).

Meus amigos, nem sei bem por onde começar. Se pela evolução da autora, que me surpreendeu grandemente, se pelo tema, que me fascinou, se pelas personagens, que me encantaram, se pela história em si, que me arrebatou completamente. Foi sem dúvida uma leitura que me encheu as medidas! 

Leio Jojo Moyes desde o primeiro livro publicado em Portugal e tive o prazer de estar à conversa com ela na Feira do Livro de 2011 (http://as-leituras-da-fernanda.blogspot.com/2011/05/conversa-com-jojo-moyes.html). Tenho, por isso, vindo a acompanhá-la desde o início. O penúltimo livro publicado em Portugal foi já em outubro (?) de 2018, pelo que após um intervalo de dois anos sem ler nada seu, deu para perceber uma inequívoca evolução enquanto autora

O tema principal desta história é algo que desconhecia. As bibliotecárias a cavalo, ou a Biblioteca Pack Horse, foi um projeto da agência WPA (Work Progress Administration) levado a cabo nos E.U.A. durante a década de 30, no auge da Grande Depressão. O objetivo desta iniciativa combater o analfabetismo de americanos de comunidades isoladas montanhosas, que tantas vezes nem enviavam os seus filhos à escola, não só pela distância como pela falta de dinheiro.



O trabalho destas bibliotecárias a cavalo era remunerado, o que por sua vez também ajudava no combate à crise. Na sua grande maioria mulheres, embora também existissem alguns homens, elas percorriam caminhos por onde nem carroças passavam, cheios de pedras e rochas e tantas vezes com neve. 

Bem, o enredo é criado à volta do surgimento deste movimento numa pequena vila do Kentucky e das mulheres que lhe dão forma. É verdadeiramente uma leitura apaixonante, que nos leva a querer viver na época e fazer parte desse movimento. 

Adorei esta leitura. Foi uma excelente final de ano literário. Um título com bons augúrios e uma história maravilhosa e inspiradora. Recomendo!

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)