Opinião: "Festa de Família" de Sveva Casati Modignani

E cá estou eu com a primeira opinião do ano 2021. Como não podia deixar de ser, tento sempre começar o ano com um autor que conheça, tentando minimizar a hipótese de não gostar da leitura. Sveva é uma daquelas autoras que nunca me desilude. Posso gostar mais, ou menos de um livro, mas gosto sempre.

E ainda bem que guardei esta leitura para o início do ano, pois o livro termina mais ou menos por estes dias. A Festa de Família diz respeito ao Natal, e à família, como muitos de nós já sabemos, nem sempre é a família de sangue. Há amigos que são mais família do que a própria família. E é realmente o que aquelas quatro amigas são umas para as outras - família. 

Acompanhamos a história de cada uma delas, que se encontram em diferentes etapas das suas vida, ficamos a saber como se conheceram e que problemas enfrentam. Juntam-se todas as quintas feiras para jantar, ritual que mantêm há anos - obviamente não passaram por nenhum confinamento como o que nós agora, e novamente, enfrentamos - partilhando os seus problemas, dúvidas, alegrias, acontecimentos. Estão presentes nas vidas umas das outras e ajudam-se mutuamente. Fez-me lembrar um pouco da série O Sexo e a Cidade, embora mais interessante e com um pouco de mais classe, ou não fosse a autora uma Senhora.

O livro está bem escrito, como sempre, e bem organizado, o que numa história com tantas personagens por vezes é complicado. Chegando ao último capítulo apetece-nos mais. Alias, até parece que está a faltar qualquer coisa. E ficamos a pensar que a história de cada uma daquelas amigas, daria um excelente livro. E não é que é isso que Sveva poderá estar a fazer? Pelo que percebi em Itália já foi publicada um livro dedicado a uma destas personagens, a Maria Sole, uma mulher que descobriu que o seu marido, pai do seu filho e seu melhor amigo desde pequenos, é afinal homossexual.

Então, encaro este livro quase como uma introdução à vida destas quatro amigas. O que é uma ideia muito interessante! Pois cada uma delas tem o seu temperamento, as suas características, e os seus problemas. Eu ia gostar de ler. E vocês? A ver o que nos reserva o futuro.

Entretanto, recomendo esta leitura. No mínimo, uma reflexão sobre a vida, a família, os amores, as oportunidades perdidas e, acima de tudo, a amizade.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)