Opinião: "Deus Pátria Família" de Hugo Gonçalves

Deus Pátria Família - os princípios conservadores autoritários em que Salazar baseou o seu Estado Novo. servem de título a este livro. Habilmente, Hugo Gonçalves explora esse mote e desfá-lo numa história fenomenal
. Deus, pela mão de um serial killer que anda a matar jovens mulheres, transformando-as em "Santas"; Pátria, o pano de fundo instável, onde toda a ação se desenrola, a realidade alternativa ao Estado Novo de Salazar; Família, por tudo o que diz respeito às famílias das personagens principais, cujo jugo todas elas carregam. Fenomenal, digo-vos eu. Este têm mesmo de o ler!

Foi uma leitura algo densa, com muita coisa a acontecer. Fiquei com a sensação que este livro dava bem para dois livros. O primeiro, a história do tal serial killer, e da realidade alternativa de Portugal nos anos 40. O segundo, um desenvolvimento da personagem de Paixão Leal. E talvez até pudéssemos falar de um terceiro, já que algumas personagens ficam com o destino em aberto. Mas acreditem, está bem imaginado e belissimamente organizado. Já para não falar da pesquisa que o autor deverá tido que fazer. Pois par alterar uma realidade, é necessário conhecê-la muito bem.

Por falar nessa realidade alternativa... fiquei deveras surpreendida. E fez-me pensar bastante. É um tema que dá para grandes conversas. Mal posso esperar pelas férias à beira da piscina.
É um livro completo, bem estruturado, bem escrito, que agradará a variadíssimos tipos de leitores.
Recomendo sem hesitações. 

P.S. Adoro a capa.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)