Opinião: "A Filha do Irlandês" de V. S. Alexander

Com uma capa tão maravilhosa, um título convidativo para quem adora a Irlanda, e um tema tão interessante como o que é prometido na sinopse... Como poderia eu resistir a esta leitura?
Para além do mais, adoro este autor. V. S. Alexander é um fervoroso estudioso de história, e os seus livros bem o refletem: A Provadora, Traição e agora A Filha do Irlandês. 

E de facto, deliciei-me com este livro. Aborda um tema um pouco "esquecido" da História: os anos da Fome da Batata na Irlanda, também conhecidos pela Grande Fome, entre 1845 e 1849. Foram anos terríveis para a população irlandesa. Julga-se terem perecido cerca de um milhão de habitantes (cerca de 20% da população), enquanto outro milhão emigrou para fugir à fome, principalmente para E.U.A. e Canadá. Apesar de ter afetado toda a Europa, este fungo que atacava as batatas foi mais intensamente sentido na Irlanda, pois era esse o seu principal alimento.´


Neste livro ficamos a conhecer a família Walsh, um pai viúvo e as suas duas filhas. São habitantes do condado de Mayo, onde Brian, o pai, é o feitor de Lear House, a herdade de irresponsável e intragável Sir Thomas Blakely. Quando a praga da batata começa a destruir as colheitas, a fome instala-se, e tudo começa a ruir. Após algum tempo, e diversos acontecimentos, há a partida das duas irmãs para a América, e aí inicia-se uma segunda parte do livro, abordando então a migração irlandesa em massa para os Estados Unidos da América e os efeitos que a mesma teve no país de destino, tanto para os que chegavam como para os que já lá estavam.

Foi uma leitura muito interessante, apesar de por vezes ser dura. Mas é assim. A realidade é dura. E só assim aprendemos sobre o passado, que tantas vezes se repete.
Recomendo!

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)