Opinião: "Segredos" de Lesley Pearse

Esta mulher é imparável!! Com 76 anos, três filhas, três netos, e 29 romances publicados, ela continua a bombar. :)

Apesar de não ser o último livro publicado em Inglaterra (cá o esperamos!), este "Segredos" encheu-me as medidas e preencheu todos os requisitos. Ora vejamos:

  • História familiar interessante (leia-se complicada!);
  • Ação que se desenrola em Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial e nos anos que a antecedem;
  • Excelentes saltos temporais, para explicar o passado;
  • Uma história de amor como paisagem de fundo, com os devidos altos e baixos;
  • A protagonista principal, como sempre nos romances desta senhora, é uma mulher. Ou melhor dizendo, três mulheres: Mãe, Filha e Neta. E qual delas com a melhor história para contar!?!?

Numa única palavra: ADOREI!


É o tipo de livros em que ficamos apaixonados pelas personagens, e nos preocupamos com elas! 

Embora tenha achado Adele uma personagem interessante, gostei principalmente da avó Honour. Uma mulher maravilhosa, prática, endurecida pela vida, e que tenta esconder, sem êxito, o muito amor que ainda tem para dar. É uma cuidadora por natureza e é ela que vai reabilitar a jovem Adele, quando esta lhe chega às mãos.
 
Também gostei muitíssimo da forma como a autora concebeu a reconecção entre mãe (Honour) e filha (Rose). A forma como conseguiram por a sua relação em "pratos limpos", cada uma admitindo a sua cota parte na culpa do afastamento, mostra-nos que, com um pouco de humildade e paciência para ouvir o outro, há problemas que se revelam bem mais fáceis de solucionar do que inicialmente pareciam.

As voltas e reviravoltas no enredo são por vezes um pouco previsíveis, mas mesmo assim gostei de ler. Sabe bem ler uma história destas para fugir um pouco à realidade do dia a dia.
Recomendo sem hesitações. Este é dos bons! ;)

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)