Opinião: "Maledicência" de Rosa Ventrella

Teresa e Angelina são duas irmãs o mais diferentes possível. A primeira, e mais velha, é extremamente tímida, gostando de passar despercebida sempre que possível. A mais nova é de uma beleza extraordinária, da qual sabe fazer uso. Está decidida a deixar Copertino, na Apúlia, Itália, assim como a pobreza que as rodeia. 

A guerra instala-se. Os homens têm de deixar as suas casa e ir lutar e as mulheres sobrevivem como podem. São anos muito difíceis para quem já pouco tem. É nessa altura que as meninas, principalmente Teresa, se apercebem do quanto custa a vida, e dos sacrifícios e escolhas que por vezes os adultos têm de fazer de forma a sobreviver. As duas terão em breve de encarar a vida adulta e as escolhas então recairão sobre elas.

É nessa altura que começa uma nova parte do livro. Angelina conhece alguém que o pai não aprova, e foge para casar. Teresa está apaixonada por outro alguém que não a ama. A maledicência rodeia-as. Não há como fugir. Está por todo o lado. E a vida exige e toma o que bem lhe apetece.

É um romance belíssimo, com uma escrita maravilhosa. Rosa Ventrello escreve com elegância. Descreve lugares, pessoas e costumes, de forma exímia. Acrescenta igualmente algumas frases no dialeto da zona dando um maior realismo à narrativa e às personagens, cativando o leitor que se sente in loco.

Gostei muitíssimo. Recomendo sem hesitações. Tenho em estante a História de uma Família Decente, e quer-me parecer que vou levá-la comigo de férias. ;)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)