Opinião: "Os Quatro Ventos" de Kristin Hannah

Este livro é um duro retrato da era apelidada de Dust Bowl (tigela de poeira), que foi um um fenómeno climático de tempestades de areia e seca extrema que ocorreu nos Estados Unidos da América durante a década de 1930 e que durou quase dez anos. Contribui e muito para o agravamento da crise económica que já assolava o país deste os fins da década anterior, e que ficou conhecida como A Grande Depressão.

O tema que Kristin Hannah aborda neste livro era-me totalmente desconhecido. E confesso, fiquei chocada com o que se passou entre pessoas do mesmo país, a forma como tão cruelmente se ignorou e destruiu o chamado Sonho Americano. Fez-me pensar imenso na situação atual dos migrantes, refugiados. Acho que a máxima de "olhar para trás e aprender com os erros" não está a ser usada. E os erros continuam a repetir-se.

Relativamente aos livros de Kristin Hannah, julgo já ter dito isto anteriormente, ela é uma verdadeira contadora de histórias, e neste não é exceção. Ela arrasta-nos para dentro da história, no meio de tempestades de areia e pó, que nos soam de tal forma reais, que damos por nós quase a tossir. 

As personagens, perfeitamente imperfeitas, conquistam-nos pela sua perseverança e ânimo. São verdadeiros exemplos de luta e conquista. Desde o casal Tony and Rose Martinelli, aos seus netos, e obviamente à própria Elsa, todos eles me pareceram tão reais. Tive pena que ela não tivesse dedicado mais um ou dois capítulos à história dos avós Martinelli, emigrantes italianos que chegaram ali apenas com um sonho. Mas Elsa, a mãe, superou todas as minhas expectativas. Ela é a personagem que mais admiramos, que nos inspira. Ela é uma lutadora, uma mãe inesquecível.

Gostei muitíssimo desta leitura. Foi uma leitura perfeita para final de ano. No entanto, tenho de o admitir, soube-me a pouco. Fiquei com vontade de saber mais sobre esta época, sobre esta década nos E.U.A. que tanta gente destruiu. Acho que o livro cumpriu mais uma das suas funções: espicaçar o leitor acerca de um tema. Muito bom!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)