Opinião: "No País dos Outros" de Leïla Slimani

Até este momento exato, achava que tinha gostado imenso da história que Leila nos conta, mas que me parecia ter ficado incompleta. Pelos vistos, O País dos Outros é o primeiro livro de uma trilogia, e assim faz mais sentido.

Nunca tinha lido nada desta autora, que tanto se tem vindo a falar nos últimos tempos. Decidi experimentá-la, e confesso-vos, fiquei encantada. A sua escrita é de uma delicadeza que por vezes contrasta com a dureza dos acontecimentos. Neste livro ela retrata a vida de uma mulher francesa, recém casada, que após o fim da guerra, deixa o seu país para se juntar ao seu marido Amine, em Marrocos.

A vida que encontra como mulher de um agricultor é completamente diferente à que estava habituada e Mathilde, assim é o seu nome, percorre o seu caminho como mulher e mãe, sempre dividida entre dois mundos. O pano de fundo é terrível. Inicialmente tem de se impor e integrar numa família marroquina num país governado por franceses, que se acham superiores aos locais. Mais tarde, aquando da revolução, volta a encontrar-se numa posição periclitante, já que as suas origens francesas a comprometem.

A par e passo com a sua vida e a da sua família, vamos conhecendo um país de uma imensa riqueza cultural, que sofreu imenso à mão de outros e com muito que aprender. 

Leila Slimani é uma autora francesa de origens marroquinas, e escreveu esta história com base na história da sua própria avó. É uma saga que promete e que espero continuar a ler. Gostei muitíssimo. Recomendo.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)