Opinião: "(Des)Culpa" de Helena Nunes

Este foi um livro que me surpreendeu bastante. É de uma jovem autora portuguesa, que desde cedo ganhou o gosto pela escrita, mas que apenas agora se lançou no mundo editorial. (Des)Culpa é o seu primeiro livro. E porque me surpreendeu tanto esta leitura? A escrita de Helena Nunes é absorvente! Bem ritmada, com uma excelente narrativa e a inserção perfeita dos diálogos. Para mim, estes são pontos fulcrais em qualquer livro, pois conseguem prender o leitor e guiá-lo fielmente através da história. Nem sempre é fácil encontrá-los em autores já conhecidos, quanto mais numa estreante. Mas lá estão neste livro! Objetivo atingido, Helena!

Relativamente à história, embora não seja muito o meu género, achei que estava muitíssimo bem estruturada, com personagens verosímeis e bem construídos. Não fiquei fã da personagem principal, mas entendi a sua fraqueza. Talvez por isso me tenha sido difícil aceitar tão facilmente o seu "não" castigo. Depois de lerem, irão perceber. ;)

Resumindo, queria apenas dizer a Helena que não tenha medo de se lançar em temas mais sérios e profundos. É o que lhe falta. Uma história tem de prender o leitor, e isso é atingido na perfeição. Mas, para mim, tem também de apresentar um tema forte ou controverso, deixar-nos a pensar no assunto, mexer com as nossas emoções, para além de contar uma história. Acredito que haja quem se contente com menos, mas eu estou certa que a Helena consegue e irá mais além.

Os meus sinceros parabéns. Fico ansiosa por um novo livro.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)