Sinopse:
Na ausência de perspetivas de estabilidade no emprego, na habitação, na vida, Sean, de 22 anos, e as personagens que povoam o seu mundo, desesperam na procura de um propósito e de um projeto de futuro. Não era suposto ser assim. A sua geração não seria a das «portas fechadas» e da «falta de oportunidades». Uma noite, ele perde o controlo e tudo se transforma num caos.
O romance abre com a sua agressão a um desconhecido e explora depois os motivos que o levaram àquele ponto e as consequências deste ato: porquê, o que significa e o que desencadeará na sua vida. O medo de se ver de regresso a casa após concluir a faculdade, com formação superior mas desempregado numa cidade onde os empregos escasseiam. A precariedade de Belfast, que permanece após os ditos anos de austeridade, cidade onde os seus amigos sonham ou de onde são obrigados a partir. Também o sofrimento que o irmão mais velho suportou quando era criança, e do qual o protegeu. A culpa que a mãe de ambos carrega por não ter sido capaz de o prevenir.
Um romance de formação notável, Perto de Casa conta-nos tudo o que aconteceu no rescaldo daquela noite sem fugir à realidade do futuro adiado que muitos de nós conhecem, enquanto nos mostra o tipo de homem que Sean decide ser, numa celebração da amizade e do amor que nos abrem a esperança.
Críticas da Imprensa:
«Um livro excecional, destinado a ser selecionado para as listas dos melhores romances do ano. O retrato talentoso de uma geração que enfrenta um futuro incerto.» The Irish Times
Sobre o autor: