"A Coleccionadora de Ilusões" de Chris Bohjalian

Sinopse
Quando Laurel Estabrook é atacada durante um passeio de bicicleta pelas estradas secundárias do estado do Vermont, a sua vida muda por completo. Anteriormente expansiva, Laurel afasta-se, dedica-se à fotografia e começa a trabalhar num refúgio para os sem-abrigo. Aí conhece Bobbie Crocker, um doente mental com uma caixa de fotografias que não deixa ninguém ver. Quando Bobbie morre subitamente, Laurel descobre que ele afinal não mentira: antes de se tornar sem-abrigo, fora um fotógrafo bem-sucedido que trabalhara, de facto, com personalidades como Chuck Berry, Robert Frost e Eartha Kitt. O fascínio de Laurel pela vida de Bobbie começa a transformar-se numa obsessão, convencendo-se de que algumas das fotografias do idoso revelam um obscuro e bem escondido segredo de família. A sua busca da verdade vai afastá-la ainda mais da sua antiga vida e conduzi-la a um jogo do gato e do rato com perseguidores que afirmam quererem salvá-la. Neste arrebatador thriller literário, cheio de complexas e atraentes personagens, Chris Bohjalian conduz o leitor na sua mais intrigante, assombrosa e inesquecível viagem de sempre.

Críticas de imprensa

«Um cativante quebra-cabeças... Um número de trapézio para Bohjalian que consegue uma premissa arriscada e intrigante.» Publishers Weekly

«A Coleccionadora de Ilusões corre em direcção a uma conclusão mas, no fim, revela uma chocante reviravolta. Uma história, escrita de forma magistral, em cuja leitura vale a pena mergulhar.» Booklist

A minha opinião:
Desconcertante, é a palavra que me ocorre para descrever esta história, neste preciso momento em que terminei a leitura.
Não posso acrescentar muito mais sem revelar o enredo, mas posso dizer que valeu a pena.
De acrescentar que se inicialmente achei que por vezes o autor se perdia um pouco no seu raciocínio, ou pelo menos se alongava demasiado em determinados pontos, no final essa impressão foi completamente desfeita. Quem ler até ao fim perceberá porquê.

(Obrigada querida amiga semídio por mais esta partilha!)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)