"Quem quer ser Bilionário" de Vikas Swarup

Sinopse:
Por que está Ram, um pobre empregado de mesa de Bombaim, na prisão?
a) Esmurrou um cliente
b) Bebeu demasiado whisky
c) Roubou dinheiro da caixa
d) É o vencedor do maior prémio de sempre de um concurso televisivo

A resposta certa é a alínea d).
Ram foi preso por responder correctamente às doze perguntas do concurso televisivo Quem Quer Ser Bilionário?. Porque um pobre órfão que nunca leu um jornal ou foi à escola não pode saber qual é o mais pequeno planeta do sistema solar ou o título das peças de Shakespeare. A não ser que tenha feito batota.
Mas a verdade é que foi a própria vida a fornecer-lhe as respostas certas às dozes perguntas cruciais. Desde o dia em que foi descoberto num caixote do lixo que Ram revela instintos de sobrevivência infalíveis e aparatosamente criativos. Espantando uma audiência de milhões, serve-se dos seus conhecimentos de rua para arranjar respostas não só para o concurso televisivo mas também para a própria vida. Na história do jovem Ram concentra-se toda a comédia, a tragédia, a alegria e a amargura da Índia moderna.

A minha opinião:
Li este livro a uma velocidade alucinante! Exactamente à mesma velocidade em que se passa a acção. É uma história extraordinária e surreal que nos leva do sorriso ao choro num ápice.
Se realmente o filme se assemelhar minimamente ao livro, não me admiro nada que tenha sido nomeado para Melhor Filme nos Óscares de 2009.

(Muito obrigada Melrita por esta oportunidade!)

P.S. Update a 23/02/2009 - Ganhou os seguintes Óscares: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento adaptado, Fotografia, Som, Montagem, Banda Sonora Original e Canção Original!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)