"O Colar" de Cheryl Jarvis


Sinopse:
Jonell apaixonou-se por um colar de diamantes. Mas o preço era demasiado alto. Até que teve uma ideia que iria mudar a sua vida. E porque não comprá-lo com a ajuda de amigas? Porque não partilhá-lo? Foi o início da aventura, de uma história real que apaixonou a América. Treze mulheres, das mais diferentes idades e profissões, uniram-se em torno de uma jóia. Desde então vivem em contacto umas com as outras, saem juntas, ajudam-se. E de 28 em 28 dias, no mês do aniversário de cada uma delas, encontram-se. Passam "O Colar", conversam, partilham receitas, histórias de vida, amores e traições. Têm uma nova razão para sair de casa, têm um novo grupo de amigas. E descobriram que a amizade e a partilha valem muito mais do que qualquer diamante.

A minha opinião:
Tive curiosidade em ler este livro primeiro, por ser uma história verídica, de partilha e depois porque me fazia confusão a própria ideia em si: um grupo de treze mulheres reunidas em função do uso de um colar de diamantes. Não sou grande adepta de jóias, mas gosto de entender o funcionamento do ser humano enquanto animal social. Tinha de perceber os porquês de cada uma dessas mulheres e a forma como fizeram todo o esquema funcionar.
Não me arrependi de todo, pois esta é uma história interessantíssima!
O livro está escrito de uma forma muito “jornalística”, mas este formato funciona perfeitamente. Cada capítulo aborda cada mulher, a sua vida, as razões que a levaram a embarcar naquela aventura e o que retirou de tudo isso. E cada relato é completamente diferente do outro! Ficamos a conhecer cada mulher quase ao pormenor, a sua personalidade, os seus medos, as suas fraquezas, as suas forças. Acabamos por entrar dentro da sua pele e identificarmo-nos com este ou aquele aspecto. A forma como a sociedade do colar transformou as suas vidas é impressionante.
Ao fim e ao cabo não foram apenas 13 mulheres a usufruir do prazer de ter no seu pescoço um colar de diamantes de 35.000,00 Euros! Foram muitas, muitas mais, pois a necessidade e o gosto pela partilha extrapolaram todas as previsões.
Esta é uma história que vale a pena conhecer. Jewelia, um “simples” colar transformado em muito mais que apenas um bem material sobrevalorizado.

3 comentários:

Marta on 28/10/09 disse...

Ola Fernanda

Aqui esta um livro, que nunca ia pensar ler. Mas depois da tua opinião, tão bem elaborada, vou coloca-lo na minha listinha.

Beijinho

JM on 28/10/09 disse...

Bom dia Fernanda,

Também digo o mesmo... mas da maneira como colocaste as coisas até fiquei curiosa!

Boas leituras*

http://favouritereadings.blogspot.com

Tinkerbell on 7/11/09 disse...

tenho cá em casa para ler, já li algumas páginas até elas irei lá comprar o colar até a mulher do ouriveseiro estar um pouco reticente (comprei em parte porque o achei a 5 eur e tinha visto no continente em novidade hehe)

tens um selo no imaginarium jinhos

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)