"A Princesa de Gelo" de Camilla Läckberg


Sinopse:

De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir.
Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou.
Quando começa a escrever uma evocação da carismática Alex, Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem ao de cima a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador…

A minha opinião:
A nossa mente é uma coisa engraçada. Não sei se isto terá a haver com a nova rubrica do Nuno Markl na Rádio Comercial (A Caderneta de Cromos) ou pelo facto de nos encontrarmos numa era nitidamente saudosista dos anos 80… O certo que é que esta leitura levou-me a viajar no tempo e a relembrar os livros que lia quando era mais pequena.
Toda a gente se lembra de “Os Cinco” e “Os Sete” de Enid Blyton, e até das aventuras de “Patrícia”, da autora Julie Campbell. Mas quem se lembra de “Carlota” de uma autora chamada Gretha Stevns? Nem eu me lembrava. Até agora.
Eram livros de aventura do mesmo género que os anteriores, mas os locais onde essas aventuras se passavam eram bem diferentes dos demais e até do meu quotidiano - num país do norte da Europa, Noruega, Dinamarca ou Suécia. Não sei bem. O que interessa é que havia neve por todo o lado e estava sempre um frio de rachar! Foi isso que ficou bem gravado na minha memória. Isso e as palavras e nomes estranhos que hoje recordo sempre que entro no IKEA! lol

Bem, regressando a Outubro de 2009, mais concretamente ao livro que acabei de ler… “A Princesa de Gelo” levou-me realmente de volta a essas leituras de pré-adolescência, por isso foi com grande prazer que o li.
É claro que o facto de ser um excelente policial também ajudou. Nesse aspecto, acho que é exactamente por ser um policial escrito por uma autora escandinava que o achei tão refrescante!
(Nota: Tenho de investigar mais livros de autores com essa origem.)

Como policial merece indubitavelmente as minhas 5*!
A história está bem desenvolvida, e apesar de determinadas situações serem algo previsíveis, o desenrolar da história traz-nos muitas surpresas e a meio do livro torna-se claro que vai ser complicado interromper a leitura até chegarmos ao final.
Também gostei particularmente a forma como outro tipo de assuntos são abordados.
É um livro muito, muito interessante que recomendo.

6 comentários:

Lígia on 3/12/09 disse...

Eu gostei MUITO da sinopse e se faz lembrar "Os Cinco", já sei que vou gostar ;)

Tinkerbell on 3/12/09 disse...

bem há mt que quero ler este livro e é um bom achar uma opinião sobre ele :)principalmente positiva :D

flicka on 3/12/09 disse...

Fiquei curiosa com este livro...

Respondendo ao teu comentário sobre o livro "Ainda Alice", realmente a doença tira-me "todo o oxigénio", é deveras assustadora, mas a história é... como explicar... deveras tocante! Não consegui parar de ler. Fiquei tão ligada à Alice! E também a escrita me cativou. Olha, lê as outras resenhas/opiniões que deixei no post, estão muito bem explicadas e excelentes.

Também li "O Diário da Nossa Paixão" e gostei muito, ainda me lembro bem da história, a mulher que tinha alhzeimer gostava muito de ouvir a história de um homem que já não se lembrava ser seu marido, essa história que era repetida vezes sem conta, e o mais emocionante o coração desta mulher continuava a bater por aquele homem "desconhecido", linda história, sim, este marido que nunca a largou, que esteve sempre ao seu lado apesar da sua doença. Mas, apesar de toda esta beleza, não me convenceu... As mulheres casadas é que gostam de acreditar nestes finais, de acreditar que os seus maridos nunca as vão largar. ;-)

O livro "Ainda Alice" é mais realista e tocante, uma linda história que ultrapassa totalmente o livro de ficção do NS! "Ainda Alice" é o resultado da profunda pesquisa da autora sobre a doença e também por esta ter tido uma avó com Alzhmeir.

Bjs

B. on 5/12/09 disse...

Temos selinhos para ti.

bjinhs

B. on 6/12/09 disse...

Fiquei com vontade de ler este livro :)

bjinhs

flicka on 6/12/09 disse...

Tens um selo de natal no meu blog a aguardar-te... Espero que recebes os cinco livros desejados!
Um grande beijinho natalício!

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)