"A Praia da Saudade" de Francisco Salgueiro


Sinopse:
Portugal, 1964. Salazar proibia a Coca-Cola, a censura amordaçava escritores e a PIDE prendia inocentes. Beatriz e Rodrigo apaixonam-se. Ela, de educação católica e membro da Mocidade Portuguesa Feminina. Ele, um defensor da liberdade e crítico do regime. Em plena ditadura, havia apenas uma regra no que tocava às relações: não se apaixonar pela pessoa errada.

Quarenta e cinco anos mais tarde, o neto de Rodrigo abre um cofre fechado durante décadas e encontra as cartas de amor trocadas entre os dois. Descobre a história de uma paixão impossível, que tentou sobreviver às pressões sociais de um país mergulhado nas trevas do regime salazarista. A política de Salazar obrigou à separação dos dois amantes, mas nunca conseguiu matar o amor que os unia. Poderá ainda haver um final feliz, ou será tarde demais?
Entre o ambiente de Lisboa nos anos sessenta, a guerra em África e o retrato de uma sociedade governada pelo medo, o autor, com base numa história real, escreve um romance emocionante e comovente a que nenhum leitor ficará indiferente.

A minha opinião:
Que livro lindíssimo!!
Confesso que ultimamente, este tem sido um dos meus temas preferidos. Nascida apenas 3 anos antes da Revolução dos Cravos, apenas soube o que era viver "sob o jugo de Salazar" através da opressão e da mentalidade do meu pai, que perdurou muito para além da abolição do regime.
Talvez pela contradição do que ouvia dizer em casa com o que ouvia da boca de outras pessoas, sempre tive curiosidade sobre esses tempos. Mas o segredo a que foi sujeita a História, fez com que até nos nossos manuais escolares se limitasse o que nos era contado. Só há pouco tempo é que se verificou uma maior abertura, e desde então proliferam livros e filmes sobre o tema.
Este livro, apesar da simplicidade da narrativa, revelou ser uma preciosidade sobre o modo de vida e mentalidade das pessoas naqueles tempos. Fiquei absolutamente rendida!
É também uma maravilhosa história de amor e uma lição de vida, sendo que o único resumo a que me posso permitir é que "Deus escreve direito por linhas tortas"...
Não percam a oportunidade de ler este livro, pois não se irão arrepender!

3 comentários:

Betita on 11/1/10 disse...

Cou cou!
Para quem não era fã de romances históricos andas a ler muitos não?! :P
E este ano estás imparável!!!
Beijos Grandes Amiga

flicka on 13/1/10 disse...

Pois é, parece que estás a ser fã de romances históricos, graças à betita! ;-P
Mas, olhem, se não fosse eu, nunca teriam conhecido Mariam e Laila... Eu também dou excelentes conselhos e sei o que vocês, as duas, minhas queridas e gentis senhoras, mães espantosas, do que gostam de ler!
E recomendo a leitura "O clube de trico à sexta-feira" e "as irmãs", querem que vos empreste?
Mil beijinhos em flores para as vossas bochechas, Xana e Betita!
Paz e Amor!

P.S. - Betita, como vai a leitura "Além Tejo"? Xana, acho que vais gostar deste, embora eu ainda não o tenha lido, porque o enredo passa-se precisamente no tempo de Salazar e fala sobre uma mulher portuguesa... :-)

B. on 16/1/10 disse...

Olá Fernanda!

Ando com muita vontade de me iniciar nos romances históricos, principalmente está época do nosso país desperta-me muita curiosidade, e este livro pela tua opinião parece-me ser uma boa aposta!

Bjinhs

P.S- Sobre este tema, também foi editado recentemente "Primavera Adiada" de Carlos Admar! Também parece ser muito bom...e tem uma capa linda!

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)