"A Senhora das Especiarias" de Chitra B. Divakaruni

Com uma narrativa docemente poética e envolvente, Chitra Divakaruni consegue misturar a suave magia da Índia com os ritmos de uma moderna cidade nos E.U.A.
Através desta história ficamos a conhecer Tilo, a Senhora das Especiarias, que conhece as propriedades mágicas de cada erva. Tilo é a dona de uma loja de especiarias e produtos indianos (ou será que é a loja que é dona dela?) e envolve-se na vida de todos os seus clientes, que são incautamente ajudados por ela. Desta forma original ficamos a conhecer o tipo de vida da comunidade emigrante indiana, e a colisão entre as suas crenças e o conhecido sonho americano. Mas com Tilo não viajamos apenas pelo mundo fascinante da magia dos mitos e das especiarias. Com ela empreendemos uma delirante viagem pelos meandros da vontade humana e pela força do coração.
É um romance muito rico e interessante cuja história tão cedo não esquecerei.
Aqui fica o seu começo:
«Sou uma Mestra de Especiarias.

Também sei lidar com as outras coisas. Minerais, metais, terra, areia e pedra. As pedras preciosas com o seu brilho frio e cristalino. Os líquidos, cujos matizes nos ofuscam até não conseguirmos ver mais nada. Aprendi a lidar com todos eles na ilha.
Mas as especiarias são a minha paixão.
Conheço‑lhes as origens, o significado das cores e os aromas. Consigo identificar cada uma delas pelo nome primordial, quando a Terra se partiu como se fosse pele e se ofereceu ao céu. O seu calor corre‑me no sangue. Do amchur ao zafran, elas obedecem às minhas ordens. Basta um murmúrio e elas revelam‑me as suas propriedades ocultas, os seus poderes mágicos.
Sim, todas elas têm a sua magia, até as especiarias americanas que todos os dias atiramos para dentro da panela, sem pensar.
Duvidam? Ah! Esqueceram‑se dos velhos segredos das vossas avós. Aqui vai mais um: as vagens de baunilha amolecidas em leite de cabra e esfregadas no pulso protegem‑nos do mau‑olhado.
E outro: uma pitada de pimenta aos pés da cama em forma de quarto crescente, cura‑nos
dos pesadelos.
Porém, as especiarias verdadeiramente eficazes são as da minha terra natal, o país da poesia ardente, das penas da cor verde‑mar. Dos céus crepusculares brilhantes como o sangue.
É com essas que eu trabalho.
Se se colocarem no meio desta sala e andarem à roda devagar, verão todas as especiarias indianas que existem – até as que já se perderam – aqui reunidas nas prateleiras da minha loja.
Creio que não exagero ao afirmar que não há outro lugar no mundo como este.»

Podem continuar a ler um pouco mais aqui.

Sinopse:
Imigrante indiana nos Estados Unidos, Tilo é Mestra em Especiarias. Na sua loja em Oakland, além de fornecer os ingredientes para o caril e para o Koima, também ajuda os clientes a alcançarem uma mercadoria mais preciosa: aquilo que mais desejam; uma autêntica sacerdotisa dos poderes mágicos e secretos das especiarias.
Através daqueles que permanentemente visitam a loja de Tilo, conhecemos a vida da comunidade indiana local, longe da sua pátria e dos lugares onde as suas tradições são compreendidas. Certo dia, uma americano solitário aparece na loja. Tilo fica perturbada e não consegue descobrir a especiaria certa, pois ele desperta-lhe um desejo proibido. Contudo, se Tilo conseguir os seus desejos perderá os poderes mágicos que possui, o que irá afectar toda a comunidade...

3 comentários:

B. on 10/8/10 disse...

Parece interessante...
bjinh

Anónimo disse...

É maravilhoso o filme, assisti 3 vezes seguido... eu amei.... Sandra

salamandraisis disse...

realmente e muito lindo muito interressante adoro a magia tinha voltande de aprender magia indiana?

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)