"Compêndio de Beijos" de Lana Citron

Eu e o meu filhote temos rituais próprios, comuns a tantas mães e filhos, certamente. Um desses rituais são os beijos (tanto eu como ele somos extremamente beijoqueiros! lol). Temos beijos especiais, que para já, reservamos um para o outro (ele tem 9 anos, ok?): o beijo à esquimó (esfregar os narizes um do outro), o beijo à borboleta (que consiste num pestanejar junto à bochecha do outro), o beijo à aspirador (leve  movimento de sucção na bochecha, precedido de um barulho imitando o do aspirador) e o beijo à velhote (em que fingimos não ter dentes, lol).

Estes são apenas alguns dos inúmeros tipos de beijos que podemos encontrar por esse mundo fora, entre mães e filhos, entre namorados, entre amantes, entre familiares, entre amigos.
Ao contrário do que diz a canção*, um beijo não é apenas um beijo. Um beijo é muito mais. E neste livro pude encontrar tudo o que sempre quis saber (ou não, lol) sobre o beijo: tipos, nomes, factos, histórias, estatísticas (!), anedotas, músicas, jogos, enfim... tudo!

Não é um livro para ser lido de uma vez só, e a autora, parafraseando Voltaire, diz isso mesmo logo  no prefácio:
(...) Este livro não implica uma leitura contínua; já que independentemente da página em que o abra, irá sempre encontrar matéria para reflexão.(...)
E realmente este pequeno livro tem um formato e organização tal, que o tornam mesmo propício a ser degustado com calma, naqueles momentos em que o tempo não é suficiente para dedicar uma total atenção a uma tarefa específica, mas ideais à leitura de um ou outro parágrafo à solta.
Foi o que me aconteceu nos últimos tempos. Com "O Compêndio de Beijos" sempre na mala, fui beijocando as suas páginas sempre que tinha oportunidade.
E gostei muito. Mais... aprendi muito com este pequeno tesouro. ;)

Deixo-vos com os ingredientes para o Beijo Perfeito, receita que poderão consultar neste precioso livrinho:
- Um par de lábios solícitos;
- Intenções verdadeiras (um coração cheio);
- Uns toques de doces nadas;
- Um sussurro de respirações curtas;
- E uns salpicos de suspiros.

*"As Time Goes By"


Sinopse:
O beijo pode ser considerado por muitos um gesto simples e quotidiano, mas para Lana Citron é bem mais do que isso. Neste pequeno livro, a autora compilou todo o tipo de curiosidades acerca de um acto que pode assumir tantos significados e formas, dos beijos roubados aos brincalhões, dos sensuais aos traiçoeiros. Entre os tópicos abordados, encontram-se a anatomia do beijo, as diferenças culturais, beijos famosos, o beijo na literatura, no cinema, na música e na poesia, a simbologia do beijo e tudo o que sempre quis saber sobre este modo de expressão tão especial. Um livro que deixará seduzidos tanto os leitores mais arrebatados como os mais cépticos. 
A autora foi fundadora do site http://www.oneoffkisses.com/ 
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)