"O Meu Verão com Gatsby" de Danielle Ganek

Li há pouco tempo "O Grande Gatsby" pois era um dos clássicos que queria reler e também porque já tinha a leitura deste livro em mira.
Normalmente fico um pouco frustrada quando em livros que leio aparecem referências a outros livros ou a filmes e não percebo a ligação. Acabo sempre por colocar o dito livro ou filme na lista dos que tenho de "tratar".

Mas voltando a "O Meu Verão com Gatsby", foi na hora certa que o li. É um romance bem interessante com o qual me deliciei nestes dias de calor inesperado. E tal como o calor, esta é também uma história que nos soa leve e divertida, mas que se revela inesperada. É daqueles livros que por baixo de uma capa insuspeita (apesar de não transparecer na foto, a capa é giríssima, cheia de brilhantes!) nos conduz a uma reflexão sobre os verdadeiros valores que devemos ter em conta nas nossas vidas.
Cheia de personagens originais e divertidas, no meio de sumptuosas festas e outras menos sumptuosas mas mais divertidas, esta história transporta-nos para os Hamptons, uma luxuosa estância balnear frequentada na sua maioria por nova-iorquinos, que aí possuem grandes "casas de férias". E é nesse ambiente, onde
Cassie e Peck sempre passaram as suas férias de Verão com a tia Lydia, que a história se desenrola. Desta vez o motivo que ali as une é mais triste. Terão de desfazer-se da pequena e pitoresca casa que ambas adoram mas que não podem manter. Mas a tia não lhes deixa apenas a casa como herança. Deixa-lhes também um verdadeiro mistério em mãos e é aqui que a história ganha substância. Nos intervalos das investigações o amor aparece (ou reaparece) e o calor do Verão sobe mais uns graus. Mas é acima de tudo na relação entre as duas irmãs que a verdadeira magia acontece.

Um romance fantástico que irá com toda a certeza satisfazer os amantes de literatura clássica, pelas referências constantes ao livro de F. Scott Fitzgerald, e também os amantes de uma leitura mais leve onde o humor e o sarcasmo são uma presença constante.

Quase como uma nota de rodapé, gostaria de referir que este livro é também, a meu ver, e tal como "O Grande Gatsby", uma crítica à actual sociedade americana (e não só!), que vive, respira e se movimenta muito acima das suas posses, colocando de lado os verdadeiros valores, como a família, a amizade e o amor.

Sinopse:
Duas irmãs, um Verão idílico e um livro que poderá mudar a vida de ambas. Um livro de festas fantásticas, ligações amorosas intensas e um elenco de personagens excêntricas. Um romance cativante sobre a força dos laços familiares e a magia do passado. 
Cassie é uma jornalista determinada, com pés bem assentes na Terra; Peck, por sua vez, é uma actriz que vive com a cabeça nas nuvens. Na verdade, a única coisa que parecem ter em comum é a casa de praia decrépita que lhes foi deixada pela querida tia Lydia, nos Hamptons.
As irmãs decidem passar um ultimo Verão juntas na casa de praia, antes de decidirem o seu futuro e o da herança. Munidas apenas por uma determinação pouco firme, do conselho de alguns vizinhos excêntricos e da vontade expressa de Lydia para procurarem «algo extremamente valioso» dentro de casa, as jovens têm de decidir não apenas o que fazer com a propriedade, mas - e principalmente - o que fazer com a sua própria vida. Enquanto se interrogam se o «tesouro» será um quadro de Jackson Pollock ou a primeira edição do livro "O Grande Gatsby", as diferentes personalidades de Cassie e Peck entram em conflito. À medida que o mês de Julho avança, sucedem-se as festas, os passeios e vários encontros e desencontros entre as irmãs até que ambas são forçadas a encerrar de vez com o passado.

2 comentários:

Luh on 14/4/11 disse...

ola aprecio bastante as suas criticas literárias, será que pode visitar o meu blog :
currently-reading.blogspot.com?
Obrigada

Books Lovers on 16/4/11 disse...

Neste momento ando a ler "O grande Gatsby", da qual estou a gostar muito, e este parece-me que é mais um que fica em lista de espera.

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)