"Uma Americana em Pequim" de Ann Mah

Ontem tive de ir jantar ao chinês. Tinha de ser. Não havia mesmo como escapar! As referências a essa tipo de comida neste livro foram simplesmente irresistíveis! lol
Bem, a verdade é que todo o livro é um registo maravilhoso desse tipo de cozinha, comparando os diferentes tipos de pratos, consoante a região de onde são originários. E à mistura com esse registo (que na verdade faz parte do trabalho e da paixão da principal protagonista) encontramos um delicioso relato sobre a interacção da comunidade estrangeira na actual cidade de Pequim.
Não sei até que ponto esta história não foi na verdade um testemunho da experiência da autora, que também teve expatriada na China e teve algumas dificuldades com a forma como a tratavam, quer os chineses quer os estrangeiros lá residentes, uma vez que por fora era uma chinesa, mas por dentro uma verdadeira americana.
Este livro é sem dúvida uma análise aos problemas de pertencer a uma raça visualmente diferente, quer nos E.U.A. quer na China. É também uma divertida sátira às avós, mães e tias chinesas, tão características, emigradas nos E.U.A. há muitos anos mas que nunca abandonam os costumes e tradições (e refeições!) do seu país de origem.
Tive momentos em que me ri imenso, pois a autora escreve de uma forma leve e descontraída, o que para mim encerra a verdadeira magia deste livro, tornando-o numa leitura divertida ao mesmo tempo que educativa.
Gostei imenso!

Sinopse:

Todas as pessoas se alimentam de vivências e lugares inesperados…

Um romance sobre comida, amor e autodescoberta. Depois de ver a sua carreira ruir e o namorado pedir "um tempo", Isabelle Lee toma a primeira decisão drástica da sua vida e troca o mundo das revistas de moda de Manhattan pelo mundo das revistas generalistas de Pequim. Um mundo consideravelmente mais limitado dado que o seu conhecimento de mandarim é quase nulo. É que, apesar de ter ascendência chinesa, ela só conhece a linguagem falada na cozinha, pela mãe…
Felizmente, a linguagem da comida é suficiente para a iniciar na crítica gastronómica. Por entre o pato à Pequim ou o huoguo mongol, alguns choques culturais e outras tantas peripécias amorosas, Liz enfrenta os desafios de começar de novo do outro lado do mundo. Anos antes, também a sua irmã, Claire, trocou Manhattan por Pequim. É agora uma advogada de sucesso com um ritmo de vida tão alucinante quanto o da própria cidade. As irmãs nunca tiveram uma relação de cumplicidade. Na verdade, mal se conhecem. A milhares de quilómetros de casa e mais solitária do que nunca, Isabelle começa a interrogar-se se a frenética e vibrante cidade do futuro não será um lugar demasiado estranho para si…
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)