"Uma Noite em Nova Iorque" de Tiago Rebelo

(Adquira este livro na Wook)
Sabendo que este livro se enquadrava num registo ligeiramente diferente dos que já li (e gostei) deste autor, aventurei-me mesmo assim neste “Uma Noite em Nova Iorque”.

É realmente tudo aquilo que promete a sinopse, até porque esta resume praticamente a história em si, mas infelizmente é pouco mais que isso. Uma reflexão, talvez, sobre a vida, sobre os encontros e desencontros, sobre a manutenção de relações, sobre a forma como tudo isso nos influencia como pessoas e no fundo também como profissionais. Tudo escrito num tom quase que melancólico, com uma nota de tristeza e desilusão. Gostei no entanto da nota de esperança com que a história termina, mostrando-nos simultaneamente que a vida não é mais que uma série de tentativas, e que após algumas falhadas, pode ser que se acerte.

Foi no entanto uma leitura “morna”. A meu ver faltou-lhe emoção, faltou-lhe cor, faltou-lhe brilho. Depois dos trabalhos que já li de Tiago Rebelo, confesso que este livro me desiludiu um bocadinho. Mas, atenção, não deixou de ser uma boa leitura. Diferente, mas boa. Porque os bons escritores não escrevem só livros excelentes. ;)

Sinopse:
Filipe é um conceituado escritor de visita a Nova Iorque, onde conclui o seu novo romance no dia em que completa 50 anos. Patrícia, a sua mulher, médica, vive a angústia de um casamento em crise. Há muitos anos, Isabel jurou que se encontraria com Filipe em Nova Iorque, neste mesmo dia, no terraço do Empire State Building, caso a vida os separasse. Jonas, cantor famoso, está na cidade para um concerto. Catarina, jornalista, vive com Ricardo, mas já não o ama e, em contrapartida, deixa a sua vida em suspenso para ir atrás de Jonas. Luísa, uma jovem estudante de uma beleza invulgar, é a mulher que Jonas quis, embora não a amasse. E Catarina é a mulher que ele ama, apesar de ser demasiado egoísta para se comprometer. De alguma maneira, todas estas vidas se cruzam em determinado momento e, de alguma forma, influenciam-se umas às outras. Nova Iorque, a cidade de todos os encantos, é o local onde o passado e o futuro destas pessoas se encontram, para onde, estejam ou não presentes, os seus destinos convergem e as suas vidas se decidem.

"Uma Noite em Nova Iorque" é uma complexa história de encontros e desencontros, promessas e desilusões; mas também uma história de descoberta e de esperança, que reflecte o dilema dos protagonistas divididos entre duas forças poderosas: a obrigação de perpetuar uma união que já não lhes traz alegria e a urgência de correr atrás de uma enorme paixão que mais não é do que uma carta fechada.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)