"Água, Pedra, Coração" de Will North

(Adquira este livro na Wook)
Quando leio, e de forma a poder entrar melhor dentro da história, gosto de procurar no Google mais informações sobre os locais onde se passa a acção. A Cornualha em Inglaterra é um dos sítios que gostaria imenso de visitar, e Boscastle, o local onde tudo acontece nesta história, já ficou como um dos primeiros da lista.
Entretanto, apercebi-me que este local tão belo tinha sido atingido por uma catástrofe em 2004. Catástrofe que foi perfeitamente inserida no romance e nos conduz a uma leitura desenfreada tentando chegar ao fim do triste evento e esperando por um balanço positivo.

«A 16 de Agosto de 2004 - em plena época alta, num dia quente quase sempre soalheiro - , a conjugação invulgar de um conjunto de fenómenos meteorológicos provocou a queda muito localizada de chuvas torrenciais, mais especificamente nas zonas altas acima e a este da aldeia. O vale onde assenta a parte baixa de Boscastle actuou como um funil largo e o resultado foi uma das pires inundações registadas em Inglaterra.» (parte da Nota do Autor no final do livro)

De facto, está genial a forma como o autor soube integrar acontecimentos e até personagens reais no meio de uma tão bela história, também ela sobre a sobrevivência, mas a nível pessoal após algumas catástrofes românticas dos dois principais protagonistas, Andrew (um arquitecto americano) e Nicola (uma artista americana, mas expatriada em Boscastle).

Para além da história em si, que aproveito para acrescentar que está escrita de uma forma simples e descontraída, este é realmente um livro com um equilíbrio muito bem conseguido e que gostei imenso de ler!

Deixo-vos aqui algumas fotos para que percebam do que falo...
Vista sobre o porto de Boscastle
Casas típicas da região
Vista da vila com o porto ao fundo
Imagem da catástrofe
Não posso deixar de referir também, o quanto aprendi sobre os muros de pedra típicos desta região...

São ou não são fantásticos!?!?

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)