"Mister Gregory" de Sveva Casati Modignani

(Adquirir na Wook)
Quem não gosta de se sentar com os membros mais velhos da sua família e deliciar-se com histórias antigas, romances escondidos, dramas que fugiram ao conhecimento público? É esse o prazer que sinto quando leio um livro de Sveva Casati Modignani. Ela é uma verdadeira contadora de histórias e faz-nos viajar no tempo com uma facilidade notável. Talvez seja por isso que é uma das minhas autoras favoritas.

Este livro, Mister Gregory, é o primeiro em que o protagonista não é uma mulher, mas sim um homem. E embora a presença feminina na sua vida seja muito marcante, quer na pessoa da mãe (Isola) quer na das mulheres por quem se apaixonou (Florencia, Nostalgia e Erminia), Mister Gregory é, na realidade, o centro de toda a história, o íman que nos atrai, a força da natureza que conquista tudo e todos, não só pela sua simplicidade e afabilidade, como pela sua marcante honestidade. A sua história de vida é de tal forma soberba que nos leva a pensar se tal personagem não será verídico. E é com toda a certeza, pois quantos não conseguiram vencer na vida, saindo do seu país em busca de um futuro melhor na América? Mister Gregory será sem dúvida uma história de homenagem a muitos ítalo-americanos.

Mas tenho de vos falar da tal capacidade que a autora tem para nos levar a viajar no tempo.  Para quem não conhece nenhum livro desta autora, explica-se facilmente,: no primeiro capítulo é-nos apresentado Mister Gregory na actualidade, com 85 anos. No segundo capítulo, e quase como uma recordação do próprio, viajamos até ao seu passado, à tenra idade de 7 anos. Desde aí acompanhamos o evoluir da sua vida, os problemas na região do Delta em Itália, a fuga para a grande cidade, passando depois pela conquista do sonho americano, uma guerra na Europa, e o regresso vencedor à terra natal.
Pontualmente revisitamos o Mister Gregory da actualidade, percebendo que continuam a ocorrer alterações na sua vida, e que apesar da idade avançada, a sua aventura ainda não chegou ao fim.

Em suma, um livro excelente, definitivamente a não perder!
Sveva continua em grande! :)

Para mais informações sobre este livro, incluindo a sinopse o o primeiro capítulo, pode consultar aqui.
Pode também visitar a página dedicada a esta autora aqui no blog: Sveva Casati Modignani 

2 comentários:

VeraSopa on 6/10/11 disse...

Eu comprei este livro porque a Sveva é uma das minhas autoras favoritas e para mim, os seus livros são imperdíveis como tal, fazem parte da minha coleção particular.
Agora depois de ler o teu comentário (que aguardava), estou ansiosa por começar a lê-lo.

Anónimo disse...

Um livro fantástico.

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)