"Mister Gregory" de Sveva Casati Modignani

(Adquirir na Wook)
Quem não gosta de se sentar com os membros mais velhos da sua família e deliciar-se com histórias antigas, romances escondidos, dramas que fugiram ao conhecimento público? É esse o prazer que sinto quando leio um livro de Sveva Casati Modignani. Ela é uma verdadeira contadora de histórias e faz-nos viajar no tempo com uma facilidade notável. Talvez seja por isso que é uma das minhas autoras favoritas.

Este livro, Mister Gregory, é o primeiro em que o protagonista não é uma mulher, mas sim um homem. E embora a presença feminina na sua vida seja muito marcante, quer na pessoa da mãe (Isola) quer na das mulheres por quem se apaixonou (Florencia, Nostalgia e Erminia), Mister Gregory é, na realidade, o centro de toda a história, o íman que nos atrai, a força da natureza que conquista tudo e todos, não só pela sua simplicidade e afabilidade, como pela sua marcante honestidade. A sua história de vida é de tal forma soberba que nos leva a pensar se tal personagem não será verídico. E é com toda a certeza, pois quantos não conseguiram vencer na vida, saindo do seu país em busca de um futuro melhor na América? Mister Gregory será sem dúvida uma história de homenagem a muitos ítalo-americanos.

Mas tenho de vos falar da tal capacidade que a autora tem para nos levar a viajar no tempo.  Para quem não conhece nenhum livro desta autora, explica-se facilmente,: no primeiro capítulo é-nos apresentado Mister Gregory na actualidade, com 85 anos. No segundo capítulo, e quase como uma recordação do próprio, viajamos até ao seu passado, à tenra idade de 7 anos. Desde aí acompanhamos o evoluir da sua vida, os problemas na região do Delta em Itália, a fuga para a grande cidade, passando depois pela conquista do sonho americano, uma guerra na Europa, e o regresso vencedor à terra natal.
Pontualmente revisitamos o Mister Gregory da actualidade, percebendo que continuam a ocorrer alterações na sua vida, e que apesar da idade avançada, a sua aventura ainda não chegou ao fim.

Em suma, um livro excelente, definitivamente a não perder!
Sveva continua em grande! :)

Para mais informações sobre este livro, incluindo a sinopse o o primeiro capítulo, pode consultar aqui.
Pode também visitar a página dedicada a esta autora aqui no blog: Sveva Casati Modignani 
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)