"Para Sempre" de Susanna Tamaro

Existem livros que são verdadeiros poemas, desde a primeira à última página. Que valem a pena ler devagar, saboreado cada palavra, cada frase, interiorizando cada pensamento. 
Para mim, este foi um desses livros.

Nunca li o bestseller "Vai Onde Te Leva o Coração" pois em 2006 li, da mesma autora, "A Alma do Mundo" e achei-o demasiado deprimente. De certa forma não me senti conquistada para ler outro livro dela, mas passado uns tempos li, com o filhote, "O Menino Que Não Gostava de Ler", um registo completamente diferente que classifiquei como delicioso. Fiquei então dividida. Seria Susanna Tamaro um autora que me agradava ou não?
Entretanto deparei-me com este pequeno livro, com uma capa lindíssima a proclamar o Outono que finalmente tinha chegado e a sussurrar "lê-me" ao folhear as suas páginas. Não resisti.
É de facto uma autora dotada de uma clareza de espírito e uma capacidade impressionante de colocar em palavras os sentimentos que por vezes nem conseguimos descrever.
A história é relativamente triste, mas sempre com uma nota de esperança, como deve ser uma boa história de amor. Sim, porque o amor não são só florzinhas e corações a pairar no ar, rodeando-nos e estonteando-nos com o seu perfume. O Amor é também dor. E às vezes é exactamente a incapacidade que muitos de nós tem  em lidar com essa dor que nos faz querer colocar a nossa vida em pausa, recusando-nos a avançar. Foi o que aconteceu com Matteo, o protagonista principal desta história. É extremamente interessante a forma como em tom de desabafo ele nos vai contando a sua vida, as suas escolhas, os seus dilemas, ao mesmo tempo que sem querer nos dá também uma lição.
Gostei muito desta leitura. É um livro para guardar com carinho e mais tarde reler.

Para mais informações sobre este livro podem consultar aqui ou visitar o site da Presença.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)