Como manter os livros em bom estado?


Um verdadeiro livrólico gosta de ter os seus livros em perfeito estado de conservação, ou seja, quase como se tivessem sido retirados da estante de uma livraria naquele momento. Isto, obviamente, nem sempre é possível, mas há certos cuidados que podemos observar de forma a mantê-los nas melhores condições possíveis.

O lugar ideal para um livro depois de lido é numa estante, arrumado verticalmente numa posição direita. Não os empilhe!

2º Uma estante poderá ser de diversos materiais, no entanto, o local onde a colocamos é muito importante. A evitar: zonas com humidade ou demasiadamente expostas ao sol, pois esses elementos irão certamente prejudicar os seus livros.

Para retirar um livro da estante tenha o cuidado de afastá-lo dos seus pares laterais e puxá-lo pela lombada, nunca por cima! E isto não é apenas uma mania. Retirá-los por cima repetidas vezes irá estragar a lombada em baixo e sujar a lombada em cima.

4º Convém que os livros tenham algum espaço por cima para poderem “respirar”. Isso evitará que alguma humidade ou mofo se desenvolva.

Se é fumador, não fume perto desta área. Os seus livros irão absorver o fumo, e para além de ficarem a cheirar terrivelmente mal, as suas páginas irão amarelecer.

6º Mantenha os seus animais de estimação longe da sua estante! Os cães gostam de roer e os gatos de arranhar, por isso coloque os seus livros a salvo mantendo os seus amigos de quatro patas afastados.

7º É importante que as crianças se habituem a manusear os livros desde tenra idade. Mas isso não quer dizer que deixe os seus livros à disposição delas. Existem livros próprios para cada idade, e são com esses que as crianças têm de aprender a ser futuras livrólicas, caso contrário arrisca-se a ter autógrafos indesejados no meio de um livro que lhe é querido. :P

Acima de tudo mantenha os seus livros em bom estado enquanto os lê.
Evite comer ou beber durante a leitura, e se o fizer faça-o com extremo cuidado, não os abra em demasia para não estragar a lombada, não dobre as páginas para marcar seja o que for (use post-its, mas só temporariamente), não escreva nos seus livros, no entanto se isso lhe for completamente impossível, faça-o a lápis, nunca a caneta.

Relativamente a empréstimos, todos sabemos como por vezes isso é arriscado. Já tiveram de certeza um ou outra má experiência, mas não deixem de o fazer, pois melhor que ler um livro muito bom, é poder partilhá-lo com os nossos amigos e depois comentá-lo entre nós. Certifiquem-se apenas que emprestam os vossos livros a quem os respeita tanto como vocês.
Boas leituras!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)