Como manter os livros em bom estado?


Um verdadeiro livrólico gosta de ter os seus livros em perfeito estado de conservação, ou seja, quase como se tivessem sido retirados da estante de uma livraria naquele momento. Isto, obviamente, nem sempre é possível, mas há certos cuidados que podemos observar de forma a mantê-los nas melhores condições possíveis.

O lugar ideal para um livro depois de lido é numa estante, arrumado verticalmente numa posição direita. Não os empilhe!

2º Uma estante poderá ser de diversos materiais, no entanto, o local onde a colocamos é muito importante. A evitar: zonas com humidade ou demasiadamente expostas ao sol, pois esses elementos irão certamente prejudicar os seus livros.

Para retirar um livro da estante tenha o cuidado de afastá-lo dos seus pares laterais e puxá-lo pela lombada, nunca por cima! E isto não é apenas uma mania. Retirá-los por cima repetidas vezes irá estragar a lombada em baixo e sujar a lombada em cima.

4º Convém que os livros tenham algum espaço por cima para poderem “respirar”. Isso evitará que alguma humidade ou mofo se desenvolva.

Se é fumador, não fume perto desta área. Os seus livros irão absorver o fumo, e para além de ficarem a cheirar terrivelmente mal, as suas páginas irão amarelecer.

6º Mantenha os seus animais de estimação longe da sua estante! Os cães gostam de roer e os gatos de arranhar, por isso coloque os seus livros a salvo mantendo os seus amigos de quatro patas afastados.

7º É importante que as crianças se habituem a manusear os livros desde tenra idade. Mas isso não quer dizer que deixe os seus livros à disposição delas. Existem livros próprios para cada idade, e são com esses que as crianças têm de aprender a ser futuras livrólicas, caso contrário arrisca-se a ter autógrafos indesejados no meio de um livro que lhe é querido. :P

Acima de tudo mantenha os seus livros em bom estado enquanto os lê.
Evite comer ou beber durante a leitura, e se o fizer faça-o com extremo cuidado, não os abra em demasia para não estragar a lombada, não dobre as páginas para marcar seja o que for (use post-its, mas só temporariamente), não escreva nos seus livros, no entanto se isso lhe for completamente impossível, faça-o a lápis, nunca a caneta.

Relativamente a empréstimos, todos sabemos como por vezes isso é arriscado. Já tiveram de certeza um ou outra má experiência, mas não deixem de o fazer, pois melhor que ler um livro muito bom, é poder partilhá-lo com os nossos amigos e depois comentá-lo entre nós. Certifiquem-se apenas que emprestam os vossos livros a quem os respeita tanto como vocês.
Boas leituras!

5 comentários:

Sara on 3/2/12 disse...

Excelentes dicas. Obrigado!

O meu maior problema é pó que se infiltra dentro dos livros...eu limpo com frequência, mas é uma luta frustrante -_- tb tenho de ter livros empilhados por causo do espaço...por caso não sabia que escrever nos livros era prejudicial...lool

Já agora o tipo de madeira da estante tb influencia, pois umas ganham mais bichos do que outras...o ideal é serem de metal.

cumps

Paulinha on 3/2/12 disse...

Óptimas dicas! Temos que ter sempre imenso cuidado com os livros, há que mantê-los sempre em muito bom estado.
Muitas das dicas que aqui apresentas eu tento sempre implementá-las nos meus livros e ainda mais nos que me emprestam.
Além do que mencionaste, ando sempre com o livro dentro de uma capa, em tecido, para o proteger assim de arranhões, capas e pontas dobradas/marcadas. Ajuda imenso.

Beijinhos e boas leituras!

tonsdeazul on 3/2/12 disse...

Muitas já as faço, outras são de momento impossíveis, como é o caso de não empilhar os livros. Pois devido à falta de espaço têm mesmo de ficar uns em cima dos outros. Sem hipótese!
Quanto a não escrever nos livros... Pois escrever não escrevo, agora sublinhar faço-o imensas vezes! ;)

Verita on 5/2/12 disse...

Gostei bastante das dicas :)

Beijinhos

Patrícia on 6/2/12 disse...

Devo ser a única pessoa que gosta imenso de livros e que não tem cuidados destes. O único cuidado que tenho garantir que todas as páginas estão lá. Empresto livros e não me chateio se vierem um pouco mais estragados - o importante é que regressem.
Obviamente que não estrago livros propositadamente, mas ando sempre com eles nas malas, no carro, pela casa e inevitavelmente acabam por ficar com o "Look usados" que sinceramente é aquele de que mais gosto. :)
Boas leituras

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)