Em destaque: "Juliana - Condessa de Stroganoff" de José Norton

A vida da portuguesa mais influente da Europa no século XIX

Sinopse:
Forçada a exilar-se em 1808, Juliana de Almeida Oeynhausen, a terceira filha da marquesa de Alorna, parecia condenada às agruras da emigração e à tristeza de um casamento infeliz. Contudo, dotada de um espírito vivo e inconformista, conseguiu libertar-se de constrangimentos sociais e familiares, vencer a adversidade e conquistar a sua independência e felicidade.
As suas qualidades de mulher ilustrada e cosmopolita, foram conhecidas e apreciadas por grandes figuras da Europa de então com quem teve a oportunidade de privar: a rainha Vitória de Inglaterra, o imperador da Alemanha, e os czares Nicolau i e Alexandre ii da Rússia. A surpreendente e colorida história da sua vida, que uma investigação profunda e exaustiva permitiu trazer agora a público, foi esquecida e deturpada nos alvores do século xx e, desde então, a sua memória tem sido injustamente enxovalhada. Porém, como disse um diplomata português seu contemporâneo «não se pode fazer mais honra do que ela fez sempre ao nome português». Deixou abundantes provas disso mesmo em São Petersburgo, na Rússia, onde viveu os últimos anos da sua vida, como condessa Stroganoff.

José Norton, nascido em 1944, é licenciado em Economia. Manteve a par da sua actividade profissional um profundo interesse pela Arqueologia e a História de Portugal, tendo assinado diversos trabalhos em revistas dessa especialidade e no suplemento cultural do semanário Expresso, entre 2005 e 2008. Colaborou ainda com o Centro de Estudos Interdisciplinares do
Século XX, da Universidade de Coimbra. Publicou as biografias de Norton de Matos e Pina
Manique, as Memórias Políticas do Marquês de Alorna (ensaio), O Milionário de Lisboa (Livros d’Hoje, 2009) e O Último Távora (Livros d’Hoje, 2007), que acaba de ser também publicado na Rússia.

E atenção ao convite para o lançamento do livro no próximo dia 12/Abril!

0 comentários:

Primeira leitura de 2018 = 8 estrelas!

Até onde vai uma mãe para proteger o seu filho?

Em 2017 apaixonei-me por uma Formiga.

Em 2017 apaixonei-me por uma Formiga.
No livro "Onde Cantam os Grilos"

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)