"Teu Para Sempre" de W. Bruce Cameron


Ler este livro trouxe-me à lembrança alguém cujas saudades ainda doem muito:  a minha doce Nikita.
Quem já alguma vez conheceu o amor incondicional de um amigo de quatro patas sabe do que falo. E digo-lhe, sem dúvida alguma… este livro é para si.

Desde que me conheço que sou uma apaixonada por cães. Já tive a minha cota parte desses grandes amigos e excelentes cãopanheiros. Todos eles eram fantásticos, mas dois realmente se destacaram e eram extraordinários. A Blue (uma cadela que me encontrou e que acolhi em casa, e que mais tarde me veio a ajudar de uma forma impressionante) e a Nikita (de quem eu digo na brincadeira que foi a nossa primeira filha e cujo temperamento conquistava qualquer um).

Com este livro pude entender um pouco melhor como as coisas funcionam. Isto, claro, acreditando na teoria que o livro apresenta. Mas no fundo, acreditando como todas as coisas desta vida funcionam. Como todos estamos destinados a encontrar quem nos preencha, quem nos ajude e quem nos complete. Como todos estamos destinados, com maior ou menor dificuldade, a encontrar o Amor. E como todos temos direito a esse Amor.
Não é um livro que nos leve às lágrimas, embora por vezes isso possa acontecer. Porque é na realidade um livro que nos faz rir, chorar, sorrir, pensar… Um livro cuja leitura nos toca, nos enche, nos ensina…nos modifica? 
Será que voltaremos a olhar para os cães da mesma maneira? De certeza que não.

Quando acabei de ler este livro nem sabia bem o que escrever...
Veio-me à lembrança uma frase que uma vez muito me tocou e que reflete um pouco o que senti quando terminei a leitura:

«Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa como a sua e você se tornará tão vulnerável como ele. Agora sorria, se acredita que todos os animais merecem o nosso respeito e a nossa protecção, pois a certa altura eles são nós e nós somos eles.» - Philip Ochoa

O facto mais surpreendente deste livro é, para mim, a voz do narrador. Quem nos conta a história da(s) sua(s) vida(s) é um cão. Sim, o autor conseguiu um feito, a meu ver, extraordinário! Assume a voz de um cão durante toda a narrativa. E isso apanha-nos desprevenidos e envolve-nos, prende-nos, surpreende-nos constantemente. 
Possuidor de um grande conhecimento de toda a psicologia canina, W. Bruce Cameron arrebatou-me e foi com grande entusiasmo que soube que este livro está a ser adaptado ao cinema pela Dreamworks.

Não pensem que é apenas mais um livrito sobre um cão. Não é. Este é um livro que todos devem ler! Dos 8 aos 80, desde os amantes de cães, aos amantes de gatos, até aos que nem gostam lá muito de animais, e muito menos de ler. lol
É que mais do que um livro sobre um cão, este é um livro sobre a vida.

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar o blogue Chocolate para a Alma.

5 comentários:

Unknown on 30/7/12 disse...

Entendo perfeitamente o que quer diz com este post, e acredito que o livro seja realmente fantástico.
à pouco tempo li um, do manuel alegre, "Uma vida de cão". Livro breve mas intenso. :)
Gostei do seu cantinho e se não se importar, adicionei as minhas leituras "diárias" :)
beijinho

addle on 31/7/12 disse...

Eu não me conseguia imaginar a viver sem os meus dois cães. E gosto tanto de cães que, nos livros e nos filmes, sou capaz de chorar a morte de um cão e não a de uma pessoa xD

Unknown on 31/7/12 disse...

Passatempo no blogue: http://oprazerdaleitura94.blogspot.pt/

Participem !

Tete on 4/8/12 disse...

Agora fiquei curiosa... Preciso ler. Eu adoro animais, principalmente cães e tenho uma princesa cá em casa..

Maria Magalhães on 10/9/12 disse...

Boa tarde. Encontrei o seu blog por acaso, e do pouco que li gostei muito das recomendações e parece que vou ter de comprar alguns livros, este vai ser de certeza. Gosto muito de animais e amo os meus animais( e são alguns...5 cães e o dobro dos gatos:)), costumo dizer que são os meus filhos de quatro patas...por isso gosto muto ler livros nas quais as personagens são animais, o que mais me marcou, foi "Marley e eu" ( chorei que me fartei no final) só muito depois vi o filme , mas ler o livro é sem dúvida muito melhor!!

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)