"Cinzas do Passado" de Martin Suter


Não foi por acaso que este livro me veio parar às mãos. O Alzheimer é uma doença que me fascina e simultaneamente me assusta. É que esse raio já caiu na minha casa… o meu pai.
É verdadeiramente inacreditável como uma doença pode arrebatar alguém das nossas vidas sem que, na verdade, essa pessoa tenha desaparecido. No entanto, tudo o que significa SER, desaparece, deixando em seu lugar um simples invólucro. Oco. Sem vida.
Não foi, por essa razão, uma leitura fácil, mas sem dúvida que foi muitíssimo interessante.

A evolução da doença propriamente dita está muito bem utilizada, assim como se encontra bem explicada a dificuldade que normalmente se tem em obter o diagnóstico correto precoce, quando na realidade isso seria tão importante para ter algum sucesso no combate à doença.

Absolutamente fenomenal é a forma como o autor consegue entrelaçar todos os aspetos do Alzheimer com um magnífico mistério!!
Adoro a frase que apresenta o livro:
«A história comovente de um homem arrastado para o passado por uma doença que o despoja do presente.»
Mas apesar de extremamente clara sobre o que se passa ao longo deste livro, não menciona a igualmente poderosa história que se esconde no passado desse homem, Konrad Lang, e que aos poucos vai ressurgindo, ameaçando tudo e todos.
Escrito com a mão firme de quem sabe prender um leitor, é um livro extremamente assombroso. Quase que me atrevo dizê-lo… O melhor deste ano? Sem dúvida!


Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar a página do mesmo no site da Porto Editora.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)