Bibliotecas de Portugal - Biblioteca Laureano Santos em Rio Maior

E hoje deixo-vos com mais uma participação no Desafio Bibliotecas de Portugal!
É a vez de João Henriques, do blogue Rascunhos Inconsequentes que partilha connosco a sua biblioteca. Obrigada, João por nos levar a conhecer mais uma biblioteca de Portugal. :)


"Não me lembro da primeira vez que entrei na biblioteca da minha cidade. Não sei se ainda era pequeno pequenino e andava na Escola Primária, ou se, já só era pequeno pequeno e andava no Escola Preparatória. Era num edifício velhinho e o velho soalho de madeira rangia rangia. Lá dentro, eu gostava do cheiro que, mais tarde, vim a descobrir que é o cheiro dos livros antigos, velhos, mas bons bons. Eu e os meus amigos consultávamos livros para fazermos os trabalhos da escola. Quando os textos eram longos tirávamos fotocópias e, quando eram curtos, copiávamos para o caderno. Lembro-me de levarmos cartolinas onde colávamos as fotografias recortadas das revistas ou jornais e escrevíamos com lápis de cor ou canetas de feltro. Quando já éramos mais crescidos crescidos transcrevíamos as fotocópias ao computador. Mais tarde, já eu grande mas não crescido, foi construída a nova Biblioteca Municipal Laureano Santos. A primeira vez que nela entrei estranhei o piso regular e senti nostalgia pelo rústico som do soalho antigo. O cheiro dos livros ainda não impregnara o edifício e, por isso, saí um pouco desiludido. Quando voltei, convenci-me que esta seria a minha nova biblioteca. E aluguei o meu primeiro livro. Mas não sei qual!”
Atual Biblioteca Municipal Laureano Santos
Antiga Biblioteca de Rio Maior
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)