Opinião: "A Nossa Casa é Onde Está o Coração" de Toni Morrison

Li há uns anos o livro “A Dádiva” de Toni Morrison e fiquei absolutamente encantada com a escrita da autora. Tal como esse livro, este "A Nossa Casa é onde Está o Coração” é daqueles em que a palavra escrita é tão ou mais valiosa do que a história contada.

Com a sua habitual simplicidade, Toni Morrison aborda temas tão atuais agora como em 1950, os problemas que um soldado tem de enfrentar ao regressar de uma guerra (neste caso a da Coreia), o PPST (Perturbação de Stress Pós-Traumático), o racismo, o alcoolismo e a violência contra as mulheres.

A personagem principal, Frank Money, que nos cativa ao fim de poucos parágrafos, tem camuflado as suas dores e angústia em garrafas de whisky, mas rapidamente se apercebe que o caminho que leva não o deixará em bom local. Quando recebe uma mensagem sobre a sua irmã que se encontra muito doente, decide mudar o rumo da sua vida, e parte em seu salvamento. Acaba por se salvar também a si mesmo. É fabuloso observar o seu percurso, sendo que nas palavras de Toni Morrison tudo é muito mais profundo e tocante. Cada palavra tem o seu peso e não há página em que não encontremos pequenas preciosidades de pura literatura.


Adorei uma vez mais ler esta autora que recomendo sem hesitações.
Vou tentar ler também o livro "Amada" (Beloved) se é que foi publicado em Portugal.

Para mais informações podem visitar a página do livro no site da Editorial Presença » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)