Um livro especial: "A Menina Elegantina e o Gnomo Assustado" de Paulo Condessa (opinião)

Sempre gostei de ler em voz alta, de contar histórias, e ouvir histórias contadas.
Quando fui mãe, tive a oportunidade mágica de contar e recontar, encantar e ajudar a sonhar o meu pequenote. Levei-o também a ouvir histórias contadas por outros, em bibliotecas e livrarias. Mas o meu pequenote cresceu. E com ele se perdeu a oportunidade de ler em voz alta e contar histórias.
Entretanto, há pouco tempo, encontrei um amigo que faz da vida isso mesmo. Conta histórias e muito mais. Segundo ele, “inventa livros, espectáculos, oficinas, recheados com sinestesias especiais porque tiram as sapatilhas literárias e calçam as literais.” Paulo Condessa "escreve como quem desenha um besouro e lê como quem ouve um brinquedo".
Ouvi-lo é realmente um prazer. É uma experiência inesquecível, que queremos sempre repetir. Ele é como um mágico das palavras que as embrulha num belo ramalhete e de onde depois extrai uma pomba. Deveras fenomenal!
Mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler algo seu. Até agora.

“A Menina Elegantina e o Gnomo Assustado” é um livro perfeito para se ler em voz alta. É uma história fantástica cheia de onomatopeias e mimologia, que esconde por trás das palavras um mundo muito mais complexo do que se possa pensar. É um livro para se ler com o coração, para se sentir, e para perder medos e complexos. Um livro perfeito para ler às crianças, vezes sem conta, e aprender sempre um pouco mais em cada leitura.


As ilustrações de Ema Gaspar que acompanham a história deste livro, são perfeitas! Ajudam-nos a mandar as palavras às favas e a fazer o pino. Os meus sinceros parabéns à ilustradora.
Ao Paulo Condessa resta-me dizer-lhe que aguardo por uma oportunidade para o ver e ouvir, talvez a ler “A Menina Elegantina e o Gnomo Assustado”. :) Ouvi dizer que faz umas apresentações fabulosas!

Sobre o autor:
Paulo Condessa nasceu em Lisboa em 1961. Andou perdido muito tempo mas anda a encontrar-se para poder voltar a perder-se.
Escritor, leitor, professor, aluno, performer, espectador. Ex-publicitário, atual escritor poeta e tal. Futuro ex-adolescente, futuro ex-criança. Maduro (mais ou menos).
Formado em Ciências da Comunicação, deformado por uma mente demasiado vivaz e re-formado por auto-recriação, percorreu cursos, pós-graduações, workshops e palestras e pessoas relativas às mais diversas áreas.

Para quaisquer contactos com o autor, inclusive para a aquisição do livro, queiram utilizar o seu mail (paulocondessa@gmail.com).
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)