"Isabel II - Uma Vida, Um Reino" de Marc Roche (opinião)

Depois de há uns tempos ter conhecido a história da Rainha Vitória ("Rainhas Malditas" de Cristina Morató) tinha alguma curiosidade em conhecer um pouco mais desta sua descendente, uma rainha tão icónica que à semelhança da sua trisavó, já completou os 64 anos de reinado.

Com a simpática idade de 90 anos, esta rainha tem acompanhado as diversas transformações que a Europa tem sofrido ao longo destes dois séculos. Fez parte do esforço de guerra (II Guerra Mundial) como motorista do Auxiliary Territorial Service, e apenas com 25 anos, já casada e mãe de dois filhos, foi coroada - em 1952. Tem tem sido um exemplo de perseverança e dignidade. 

Enquanto rainha, atravessou várias guerras e conflitos envolvendo alguns dos seus reinos, e tem lidado com os diversos governos de forma irrepreensível. Uma coisa é certa, lutou e há de lutar sempre pela manutenção e pela dignidade da monarquia no Reino Unido, apesar de quaisquer dificuldades que lhe lancem para o colo, incluindo as crises dentro da própria família, que finalmente agora com o seu neto Guilherme e a esposa Kate, parecem ter ficado para trás.

Gostei imenso de conhecer esta rainha dos nossos dias pela mão de um autor que não é seu súbdito, Marc Roche, um jornalista belga, correspondente do jornal Le Monde em Londres desde 1985, e colaborador em diversos jornais ingleses, perito em finanças e monarquia. 

Marc teve a oportunidade de privar com a Rainha por duas ou três vezes, algo raro para um jornalista, e que demonstra claramente que possui uma boa reputação junto da rainha.

Este livro é uma apresentação muito bem documentada de Isabel II, sendo que o autor conseguiu, a meu ver, efetuar um retrato excecional desta rainha que, apesar de nunca o ter afirmado, trocava de bom grado o real pelo rural.

Um livro excelente que recomendo sem hesitações.

Deixo-vos alguma fotos que apesar de não constarem no livro (constam outras, também elas interessantes) me parecem lindíssimas, julgo que da fotógrafa Annie Leibovitz.

Carlos, o filho, a Rainha, o bisneto Jorge e o neto Guilherme. 
A Rainha.
A Rainha e a sua irmã Margarida.
A Rainha.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)