31 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DA POUPANÇA


Pense na quantidade de produtos, bens e serviços que consome diariamente. O café pela manhã, o jornal, uma revista para os miúdos, um snack, o almoço, mais outro café. Segue‑se um pacote de pastilhas elásticas, o combustível do automóvel ou da mota e um presen­te para aquele amigo que faz anos. Os bilhetes para o teatro, uma compra online e, ao final do dia, uma ida ao supermercado para adquirir algumas coisas que fa­zem falta na despensa. Chegando a casa, há que dar a semanada aos miúdos e, ainda, visitar o site do banco para pagar a escola e as restantes despesas que chegaram por correio. Sem que se aperceba, já perdeu a conta às vezes que abriu a cartei­ra para fazer pagamentos. E tudo isto em apenas um dia! 
Seja com moedas ou notas, com o multibanco ou o cartão de crédito, é muito fácil perder o controlo e chegar à noite com aquela sensação incómoda: Afinal, em que é que gastei o dinheiro? 
O que fazer para não perder o controlo? 
A resposta é simples: utilizar o KAKEBO 
Os que ainda não experimentaram, dirão, céticos, que usar um livro para controlar os gastos, numa era do­minada pelos computadores e pelos dispositivos por­táteis, parece uma ideia retrógada e antiquada. Será? Pense duas vezes…

Sabe qual é um dos países mais avançados do mundo em termos económicos e, sobretudo, tecnológicos? Exato… o Japão. E sabe o que é que a maior parte dos japoneses tem e usa diariamente? O Kakebo. Em japonês: 家計簿.



O seu sucesso e popularidade são tais, que existem, no Japão (e já um pouco por todo o mundo!), versões adaptadas a grupos e necessidades específicas: para adultos, jovens, crianças, famílias numerosas, famílias sem filhos e muito mais. É sempre um êxito absoluto! Diz‑nos o bom senso que devemos sempre seguir os bons exemplos e aprender com eles. E desde 2014 (Reportagem SIC) que milhares de portugueses usam o Kakebo como ferramenta de eleição.

A Vogais disponibiliza as primeiras páginas para consulta aqui
Site sobre como usar o Kakebo: www.kakebo.pt.

Eu já tenho o meu! E VOCÊS?
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)