"Regresso à tua Pele" de Luz Gabás (Opinião)


Por vezes gosto de deixar passar alguns dias após a leitura para finalmente escrever a minha opinião. Esse tempo serve para deixar assentar a história em mim. Mesmo que já esteja a ler um novo livro, sinto que tenho de dar tempo para que as personagens se desvaneçam e para que a história se cristalize na minha memória, para então sim, poder transmitir o que senti e achei da leitura.

Este livro foi uma completa surpresa para mim. Não conhecia a obra de Luz Gabás, e agora que conheço, não vou deixar escapar o anterior livro dela (Palmeiras na Neve). Gabás sabe escrever muitíssimo bem, cativando o leitor a entrar história adentro mergulhando nos sons, cheiros e visões de um outro lugar, de uma outra época. Ela conta-nos uma história dentro de outra história, estando ambas conectadas, pelo que ao resolver mistério de uma, também o nevoeiro da outra se dissipa.

Gostei imenso das personagens que a autora criou. A Brianda dos nossos dias poderia muito bem ser uma amiga com um nome interessante e uma história de família desconhecida ainda mais interessante. A Brianda do passado é uma personagem fortíssima, que inspira admiração e cujo percurso é uma delícia desbravar.

Na narrativa misturam-se diversos temas: esoterismo, história, romance… e a ação desenrola-se num lugar absolutamente mágico, Tiles, em Espanha, que apesar de não existir, foi inspirado numa região deveras mágica junto aos Pirenéus espanhóis.


E na realidade, há uma história verídica na qual a autora se inspirou para escrever este livro. Não há mitos anos um pároco de uma localidade espanhola aragonesa, Laspaúles, encontrou alguns documentos escondidos na torre da sua igreja. Esses documentos datavam de 1592 e falavam de um evento que havia sido esquecido pela História. Um grupo de mais de vinte mulheres foram julgadas e enforcadas como sendo bruxas, embora não tenha sido a Inquisição a levar a cabo esse processo, mas sim a sociedade civil. É claro que se deixarmos a imaginação à solta, milhentas histórias poderiam surgir desse facto. Foi exatamente o que fez Luz Gabás. E o resultado está à vista. Um livro riquíssimo que me deu imenso prazer ler.
Recomendo.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)