"A Sombra do Passado" de Nikola Scott (OPINIÃO)

Sabem quando alguém vos coloca aquela terrível questão "Qual o livro que mais gostaste?" - Eu costumo responder que, para mim, é impossível nomear um, pois são imensos. No entanto, se tivesse de fazer uma lista, este, meus amigos, estaria com toda a certeza lá mencionado.

É um livro extraordinário, não tanto pela história (que apesar de lindíssima, não é original), mas pela forma como a autora a desenvolve, pela atmosfera que a rodeia, que é quase palpável, e a tensão durante toda a narrativa. Aquela necessidade urgente de saber o que afinal aconteceu no passado que explicará o presente.

A escrita, é maravilhosa. Absolutamente maravilhosa. Dei por mim a ler e a voltar atrás para reler esta ou aquela passagem, só pela beleza com que está escrita. Nikola Scott é sem dúvida uma grande contadora de histórias e o seu dom é deveras extraordinário. A sua escrita envolve-nos como uma hera e sem sabermos bem como estamos completamente enredados na leitura, com os sentidos em alerta, tentando participar de algum modo na história que se desenrola perante os nossos olhos.

E as personagens? Magníficas. Cada uma delas é maravilhosamente explorada, com grande profundidade, quer a nível de sentimentos quer a nível da história pessoal de cada uma. A autora não perde tempo com as personagens secundárias, que esvoaçam pela história cumprindo a sua função. A sua dedicação vai para as personagens principais, criando-as de forma a que quase as podemos ver e sentir. É arrepiante, acreditem!

Assim que terminei, apeteceu-me voltar à primeira página e voltar a ler tudo. Este livro é mesmo assim tão bom. Daqueles que me iram acompanhar durante muito tempo. E Nikola Scott tem uma grande responsabilidade agora: manter esta qualidade num próximo livro. Fico ansiosamente à espera.

P.S. Há uma coisa que não posso deixar de mencionar: a capa. A imagem é lindíssima e muito bem apropriada, já que conseguimos visualizar uma das personagens ali, de vestidinho amarelo a ler. E esta edição da Círculo de Leitores em capa rija vale realmente a pena. É daqueles livros que não vão sair da minha estante, garanto-vos. ;)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)