“A Vida Escondida Entre os Livros” de Stephanie Butland (OPINIÃO)


Um livro que fale sobre outros livros, leitores, livreiros ou qualquer coisa relacionada com esta minha paixão, tem acesso garantido ao meu coração. Normalmente são livros que me dão muito prazer ler pelas referências livrescas, independentemente da história. “A Vida Escondida Entre os Livros” surpreendeu-me imenso pela positiva. É um livro com tão grande profundidade literária, bem como emocional.

Se eu fosse uma biblioterapeuta, diria que este livro é excelente para pessoas que se têm a tendência de substituir a realidade pelos livros, refugiando-se neles, preferindo-os até às pessoas e ao mundo cá fora. Stephanie Butland mostra-nos como os livros são importantes para nos ajudar a entender a realidade e os sentimentos, mas mostra-nos igualmente que não a podem substituir.

A jovem Loveday (adoro o nome!) é uma personagem extraordinária que ficará durante muito tempo na minha memória. É uma jovem que tem vivido a sua vida, como o nome do livro bem indica, escondida entre os livros. Literalmente! A vida dela resume-se ao trabalho num alfarrabista. É lá que ela preenche os seus dias, organizando, folheando, respirando os livros que não param de entrar e simultaneamente escondendo-se do seu passado e do seu futuro. É maravilhoso acompanhar o desabrochar de Loveday, ver a sua evolução ao longo do livro, e torcer para que as coisas corram bem para ela.

O grupo de personagens que a acompanha nesta aventura são igualmente muito interessantes e estão muitíssimo bem exploradas pela autora. Não há um ponto a mais, sequer. Nem uma vírgula! O enredo é extraordinário e conquista-nos logo desde o início. A forma como nos vai sendo apresentada a história é maravilhosa. Fiquei deveras deliciada.

As referências literárias são igualmente deliciosas. Tomei imensas notas no meu caderninho e acho que juntei mais uma série de títulos à minha lista de livros a ler.

Este é um livro que recomendo sem hesitações. Uma história encantadora, com um enquadramento admirável e encantador. Uma verdadeira preciosidade para nós, os amantes de livros.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)