"O Mistério da Minha Irmã" de Tracy Buchanan (OPINIÃO)


Adoro livros com histórias que envolvam relações familiares complicadas, segredos de família e contornos imperfeitos. Talvez porque as verdadeiras famílias são mesmo assim - longe de serem perfeitas. Conheço a dor da ausência, o perder da nossa identidade, sei o que é sentirmo-nos sozinhos sem referências familiares... mas felizmente também sei o que é construir uma nova família, e fazer crescer uma nova árvore genealógica. Toda a moeda tem o seu reverso.


Esta é uma das razões pela qual gostei tanto deste livro. Encaixa perfeitamente na minha ideia de uma história perfeita sobre uma família normalmente imperfeita. No início, existem  três irmãs, amigas inseparáveis mas completamente diferentes. Depois, anos mais tarde, existe a filha de uma delas, Willow, cujos pais morreram num naufrágio, e que foi criada por uma das tias. O mistério do título é ele próprio um mistério. O que aconteceu no passado, e a qual das irmãs diz respeito? E mais não digo, pois não vos quero estragar a leitura.


Não posso é deixar de vos contar sobre o tema de fundo, que serve de panorama ao desenrolar da história, e pelo qual me apaixonei: as florestas submersas. Sabiam que existem inúmeras florestas submersas por todo o mundo? Atenção, são florestas que um dia existiram fora de água e que por diversas razões ficaram submersas e intactas, algumas mortas, praticamente cristalizadas, outras ainda vibrantes e florescentes. É sem dúvida a cereja em cima do bolo. Adorei. E convido-vos descobrir mais sobre este assunto tão fascinante. Podem começar por ver o vídeo abaixo.


Sobre o livro, não há como enganar, com um título assim, eu tinha de o ler. E adorei. Com todas as voltas e reviravoltas, todas as descobertas, todas as imperfeições daquela família trazidas ao de cima, é um livro perfeito para este tempo confuso de outono. Recomendo sem hesitações!

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)