"Suite 405" de Sveva Casati Modignani (OPINÃO)

Sveva é um daqueles autores que não consigo deixar de ler. Apesar de já há algum tempo os seus livros me saberem a pouco, apesar de saber que a fórmula que ela utiliza é quase sempre a mesma, na hora que sai mais um, eu continuo a querer lê-lo. A verdade é que sei que vou encontrar uma história com pés e cabeça, passada em Itália, país que me fascina, com personagens italianas, por norma mulheres com um carácter forte e determinado, que ultrapassam as dificuldades que a vida lhes coloca no caminho.

Uma das coisas que mais aprecio nos seus livros, e em que Sveva é exímia, são os saltos temporais. Ela recua até ao passado de uma personagem, por vezes infância ou adolescência, e conta-nos a sua história até ao presente. Desta forma certifica-se que o leitor compreenda porque a personagem é como é. E isso, meus caros amigos, muitas vezes é a verdadeira história.

Neste Suite 405, Sveva apresenta-nos a história de Lamberto Rissotto e Giovanni Rancati, dois homens fortes em dois campos opostos. Um é um conde e industrial de sucesso, e o outro um sindicalista de topo. Se bem que a autora aborde o tema da classe operária e nos mostre os problemas do ponto de vista dos trabalhadores, fá-lo de uma forma superficial, pois a gema desta história são as mulheres por trás desses dois homens, Armanda e Bruna. Não há dúvida, com esta autora as mulheres são sempre as heroínas. 

É uma leitura sem surpresas, calma mas simultaneamente cativante. Gosto muito da forma como Sveva consegue entrelaçar a vida das personagens, criando uma história bonita e fácil de ler. Se infelizmente já não podemos contar com as maravilhosas sagas familiares, que ela escrevia em conjunto com o seu marido, sei sempre que vou encontrar uma bela história que me vai distrair da realidade durante algum tempo. Gostei.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)