Opinião: "A Outra Metade" de Brit Bennett

Não sei muito bem porque peguei neste, mas em boa hora o fiz pois foi uma leitura fenomenal. Ao que parece não é o primeiro livro da autora. The Mothers foi o seu romance de estreia e adorava que fosse publicado em Portugal. 

"A Outra Metade" é uma história fenomenal e extraordinariamente bem escrita. Nota-se que cada ação é calculada com peso e medida, de forma a ter o impacto correto no leitor. Julgo que esta Brit Bennett, como se diz na gíria, não dá ponto sem nó. As personagens são inesquecíveis, reais, pungentes. Fascinam-nos, conquistam-nos e mantêm-nos cativos até ao fim. Depois a complexa trama familiar, a separação das gémeas, a própria vila onde se desenrola grande parte da ação, tudo nos impele a fazer parte da história, nem que seja do ponto de vista do observador. É fascinante.

O tema da raça é abordado neste romance. Mas não é tão linear como normalmente se espera, o que é refrescante e surpreendente. A verdade é que coloca diversas questões que nos fazem pensar. Queria poder dizer-vos mais, mas não posso. Teria de entrar em modo spoiler, o que por regra pessoal não faço aqui no blog.

Mas leiam a sinopse. E depois leiam o livro. Britt Bennet é um nome que de certeza iremos ouvir mais vezes no futuro. 

Adorei esta leitura. A saga familiar mais viciante deste ano que não consegui parar de ler! Coloquei-me imensas perguntas e debati-o com alguns amigos. Afinal, um bom livro é mesmo assim. Faz-nos falar dele non stop. Recomendo.

==============================================

Deixo-vos a sinopse:

As gémeas Stella e Desiree Vignes, tão idênticas de feições quanto diferentes de feitio, nasceram para contrariar a profecia. 
Geração após geração, a comunidade negra desta pequena localidade, no Estado sulista de Luisiana, esforça-se por aclarar o tom da sua pele, favorecendo os casamentos mistos. Desiree e Stella são disso um bom exemplo, com a sua pele «cor de areia húmida», olhos castanho-avelã e cabelo ondulado. Mas a aparência não basta para as livrar do estigma, e acabam por assistir à morte violenta do pai, à humilhação da mãe depois disso.

Aos dezasseis anos, escolhem fugir juntas da terra sufocante. Pretendem escapar ao seu sangue e libertar o seu futuro. Mas a fuga para Nova Orleães acaba por ditar o afastamento das irmãs, até então inseparáveis.

Catorze anos mais tarde, Desiree volta à casa materna, arrastando pelas ruas poeirentas da terra uma filha de pele «negra como o alcatrão», que atrai todos os olhares do lugarejo retrógrado. Stella, por seu lado, tem a vida construída numa mentira: vive na Califórnia, faz-se passar por branca, e o marido nada sabe do seu passado.

Apesar de tantos quilómetros e tantas mentiras a separá-las, os destinos das gémeas estão inevitavelmente entrelaçados. E voltarão a cruzar-se, porque é impossível renegar a metade que nos pertence.

Na saga desta família que atravessa quatro décadas e vários Estados, Brit Bennett cria uma história de apelo universal e intemporal. Não se detendo no inevitável tema central da raça e da identidade, A Outra Metade reflecte sobre o peso do passado no presente, pondera as consequências e os limites da reinvenção pessoal e oferece uma meditação poderosa sobre a família e a liberdade individual.

Um romance sensual, envolvente e inquietante, de uma das grandes revelações da literatura americana dos últimos tempos.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

O Regresso de Isabel Allende

O Regresso de Isabel Allende
Uma viagem maravilhosa.

A fabulosa Tetralogia Napolitana - Amiga Genial

A fabulosa Tetralogia Napolitana - Amiga Genial
Espreite a minha opinião e decida-se finalmente a ler os livros de que todos falam.

O que espera por ter estes dois livros na sua estante?

O que espera por ter estes dois livros na sua estante?
Maria Dueñas, a autora, é uma verdadeira contadora de histórias. Encanta-nos, quase que nos hipnotiza, e leva-nos de mão dada até lugares e situações longínquas no tempo. - Fernanda Carvalho de "As Leituras da Fernanda"

"Gente Feita de Terra" - o último livro de Carla M. Soares.

"Gente Feita de Terra" - o último livro de Carla M. Soares.
Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)