Opinião: "História do Novo Nome" de Elena Ferrante (A Amiga Genial - Segundo Volume)

"A Amiga Genial" apresentou ao mundo as inesquecíveis Lenù e Lila, e é na sua amizade que encontramos a pedra basilar desta tetralogia napolitana. "História do Novo Nome" é o segundo livro. Nele descobrimos a sua evolução das duas amigas, de adolescentes para jovens adultas. Lila, já casada com um comerciante do bairro com ligações à Mafia, e Lenù a continuar a sua viagem nos estudos, descobrindo-se para além dos contornos do bairro onde nasceu e sempre viveu.

O fascinante neste livro, que não consigo dissociar do anterior, é que nós lemos o que nos parece ser uma novela diária, minuciosa, sobre a vida daquele grupo de pessoas de um bairro pobre de Nápoles. E ficamos espantados como continuamos a ler e a querer ler mais. É talvez esse o grande fascínio sobre a autora. O poder que detém sobre quem a lê. 

Na realidade, quando nos afastamos ligeiramente da trama, e olhamos a história friamente, apercebemo-nos que afinal o livro é muito mais do que uma simples "novela". É uma análise aos tempos conturbados vividos em Itália, num bairro triste e pobre em Nápoles, nos finais do século XX. É a luta entre classes. Entre grupos neofascistas e a Mafia. E no meio de tudo isso, a autora apresenta-nos duas raparigas, produtos daquele lugar, daquela época, e a história da sua estranha amizade.

Este segundo livro especialmente, leva-nos a lugares escuros, a sítios inomináveis onde uma alma se pode afogar. É tão rico! Amor e ódio, amizade e traição, casamento, adultério, abuso, suicídio... E constante, a amizade entre as duas que também tem contornos estranhos e difíceis de aceitar.

Continuo a leitura passando de imediato para o próximo livro. Não dá para parar. 
Sim. É assim tão bom.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)