Opinião: "Três Mulheres no Beiral" de Susana Piedade

Foi o primeiro contacto que tive com a escrita desta autora, e posso desde já acrescentar que muito me agradou, pelo que nos próximos tempos deverão ver este nome repetido aqui no blog.

A história reflecte a triste realidade dos nossos dias: a exacerbada especulação imobiliária nos bairros típicos das nossas cidades, neste caso, da cidade do Porto, e até onde estão dispostos a ir, esses especuladores, cujo dinheiro é o único objetivo.

A autora aborda o caso de uma família, levando-nos a pensar nas relações familiares que tantas vezes se vão deteriorando com o passar dos anos, consequência de situações mal resolvidas, equívocos, mágoas. O afastamento natural dos membros de uma família tem de ser contrariado. É preciso ser pro-ativo. É a única solução para que os laços não se desfaçam. 

E depois, como consequência dos dois temas acima descritos, a autora aborda igualmente a solução final para a grande maioria dos velhos portugueses: os lares. Os maus e os menos maus, porque para aqueles que para lá se mudam, raramente são bons. É infelizmente uma triste realidade. O que fazer com os nossos idosos? Como lhe providenciar os melhores cuidados? Com um trabalho que não podemos abandonar, e com escassos trocos de reforma, como pensar sequer noutra solução? É triste, muito triste esta realidade portuguesa.

Com uma escrita delicada e com uma construção de personagens extraordinária, "Três Mulheres no Beiral" é um livro que nos faz pensar e sentir sobre, ao fim e ao cabo, o significado de uma vida. O que resta, quando ela termina. O que fica, depois do adeus. Gostei imenso. Tenho de ler mais livros desta autora. 

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)